Monday, 18 de February de 2013

Zero Hora inova no iPad com capa que simula edição impressa

Aplicativo apresenta notícias atualizadas em tempo real com o site de ZH

Aplicativo apresenta notícias atualizadas em tempo real com o site de ZH

A leitura de Zero Hora no iPad está mais próxima do jornal impresso e da instantaneidade e dos recursos multimídia dos meios digitais. O novo aplicativo 2.0 de ZH, lançado neste domingo (17), une a identidade visual do papel com a visão editorial e a atualização constante de zerohora.com. A inovação permite ao leitor ver os assuntos mais relevantes do momento na Capa e Contracapa do aplicativo, com a velocidade do site do jornal. Notícias e galerias permanecem exclusivas para assinantes.

O novo aplicativo, disponível na loja da Apple, oferece uma atualização muito mais rápida, com interatividade e conteúdos multimídia, como vídeos. As galerias de fotos também foram reformuladas com um novo design. Além disso, é possível ordenar seções de acordo com o interesse de cada leitor. Para isto, basta manter o dedo pressionado em cima de um assunto como mundo ou política e arrastá-lo para a posição desejada.

Se o iPad estiver conectado à internet, o topo do aplicativo mostra informações do tempo atualizadas e a previsão climática de três dias para todas as capitais do país e para cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao eleger uma cidade como padrão para o tempo no iPad, a mesma configuração será efetivada no aplicativo para iPhone e vice-versa.

Os leitores continuam contando com a edição impressa no aplicativo. Assinantes logados podem baixar as edições diariamente, e não-assinantes podem comprar cada edição individualmente, além de ter acesso à Capa, Contracapa, Seções e Capa de Seção.

Capa segue a relevância das notícias

A capa do aplicativo tem uma inteligência que permite a distribuição dos conteúdos com a mesma relevância dada pelo editor de zerohora.com. Isso ocorre de forma automática: basta que uma capa seja publicada no site do jornal para que o aplicativo se atualize, determinando automaticamente a diagramação mais adequada.

O objetivo do projeto é criar um “jornal vivo”, que traga ao assinante uma nova Zero Hora a todo o momento, sem perder a identidade já conhecida do papel. O aplicativo, ainda, mantém um sincronismo entre iPad e iPhone, guardando a localização do usuário através do iCloud.

O novo aplicativo de Zero Hora para o iPad foi produzido na área de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS, localizada dentro do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), em Porto Alegre. Foram quatro meses de desenvolvimento, com 15 pessoas atuando diretamente no projeto, além de profissionais de diferentes áreas do jornal participando ativamente do conceito do produto.

Para baixar acesse http://zhora.co/appzh ou através do QR Code em anexo.