Wednesday, 16 de January de 2013

Jornalistas do Grupo RBS estão entre as finalistas do Troféu Mulher Imprensa

Kelly Matos, Letícia Duarte e Marta Gleich são as únicas gaúchas a disputarem o prêmio, que reconhece o trabalho das mulheres nas redações brasileiras

Kelly Matos, Letícia Duarte e Marta Gleich são as únicas gaúchas a disputarem o prêmio, que reconhece o trabalho das mulheres nas redações brasileiras

A 9ª edição do Troféu Mulher Imprensa, que reconhece o trabalho das mulheres nas redações brasileiras, tem três jornalistas do Grupo RBS entre as finalistas. Kelly Matos, da Rádio Gaúcha, disputa a categoria repórter de rádio, Letícia Duarte, de Zero Hora, a categoria repórter de jornal, e Marta Gleich, do mesmo jornal, concorre a diretora/editora de redação.

As finalistas de cada uma das 15 categorias foram indicadas por um júri composto por 54 profissionais de relevância no mercado brasileiro, que cobrem ou têm profundo conhecimento da mídia na qual votaram. As indicadas receberam uma pontuação com peso equivalente à posição de indicação, e as que acumularam mais pontos tornaram-se as finalistas. Essas seguiram para cédula eletrônica e disputarão a preferência do internauta.

Para participar da votação, acesse http://www.trofeumulherimprensa.com.br/9edicao/votacao.asp até o dia 15 de fevereiro.

O Troféu Mulher Imprensa é realizado pela Revista e pelo Portal Imprensa, em parceria com a Maxpress.

Conheça as finalistas do Grupo RBS:

Kelly Matos iniciou seu trabalho na Rádio Gaúcha em 2006. Formada em Jornalismo pela PUCRS, foi por quatro anos produtora do programa Gaúcha Atualidade, voltado especialmente a temas relacionados à política. Em 2011, passou a integrar a equipe de repórteres do Grupo RBS em Brasília. No ano seguinte, tornou-se repórter da Folha de São Paulo, onde foi responsável pela cobertura da presidência da República. Meses depois, foi convidada a retornar à RBS como repórter especial da Rádio Gaúcha na capital federal.

Letícia Duarte, repórter de Zero Hora, conquistou o prêmio Esso de Reportagem 2012 e o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos na categoria especial, entre outras distinções, com a reportagem “Filho da Rua”, publicada no jornal Zero Hora de Porto Alegre. Formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, trabalha em ZH desde 2003. Aos 32 anos, já recebeu prêmios como o Embratel Regional Sul, em 2007, pela série “Rios Grandes do Sul”, e o Iberoamericano pelos Direitos da Infância e da Adolescência HIV/Aids, concedido pela Unicef (2005), pela reportagem “Herdeiros da Aids”.

Marta Gleich é Diretora de Redação de Zero Hora e dos jornais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul. Primeira mulher a assumir o cargo na RBS, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursou duas pós-graduações no Centro de Estudos Universitários de São Paulo. Em Zero Hora, Marta foi revisora, repórter, repórter especial, editora de Geral e editora-chefe do jornal. Trabalhou ainda na gestão de internet do Grupo RBS, promovendo a integração de redações, o lançamento dos sites de oito jornais, sete rádios e duas TVs, além de blogs, conteúdos para mobile sites e aplicativos. Em 2011, instalou a área de desenvolvimento de produtos digitais da RBS.