Caderno com 292 páginas é a primeira das ações editoriais e institucionais programadas para comemorar os 90 anos do jornal
O jornal A Notícia publica na edição conjunta de Ano-Novo, que circula nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, um suplemento especial que entra para a história do jornal. A edição contará com 292 páginas e será o maior caderno publicado pelo AN (o recorde anterior teve 264 páginas). Esta é a primeira das ações editoriais e institucionais programadas para o ano de 2013, quando o jornal completa 90 anos de atividades.
O caderno "90 histórias" revisita 90 fatos históricos testemunhados e publicados pelo jornal desde 24 de fevereiro de 1923.
– Com foco em conquistas, alegrias, tragédias, tristezas, festividades, símbolos e personagens de Joinville e de Santa Catarina, estas páginas são republicadas e suas histórias relembradas nesta edição que merece ser lida aos poucos e guardada para consultas no futuro – define o editor-chefe do AN, Domingos Aquino.
Esta edição histórica conta com três artigos especiais. O jornalista e historiador Apolinário Ternes, autor de dois livros sobre a trajetória do AN, resgata as cinco fases em que se divide a história do jornal. No artigo “A força de um jornal", o diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, afirma que "poucos são os jornais que podem comemorar 90 anos de árduo e permanente trabalho de informar com qualidade e credibilidade os cidadãos de sua cidade e região". No artigo "Uma história de sucesso", o presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, destaca que "o AN é a prova viva de que os jornais impressos continuarão a ter o seu merecido espaço, enquanto puderem produzir e oferecer conteúdo de forma ética, plural, transparente, abrangente e com responsabilidade".
O artista plástico joinvilense Juarez Machado agrega ainda mais valor a esta edição com uma obra feita especialmente para a capa do caderno histórico. Na obra de arte, estão representados ícones de Santa Catarina, como o Festival de Dança, o JEC, a família Schürmann, a eterna miss Vera Fischer, o tricampeão de Roland Garros Guga Kuerten, a santa Madre Paulina e o próprio Juarez.