Jornal investigou o assunto e apresenta o resultado na reportagem especial publicada nesta quinta-feira (27)
A edição de Zero Hora desta quinta-feira (27) traz nas páginas 4 e 5 uma reportagem especial que revela quem foi o articulador do tumulto na inauguração da Arena, no dia 8 de dezembro. O repórter Paulo Germano teve acesso a vídeos exclusivos da briga, que revelam que o mentor da confusão é o número 2 na hierarquia da Geral do Grêmio, Cristiano Roballo Brum, 34 anos, mais conhecido como Zóio.
O repórter também descobriu que a briga não foi um caso isolado e que promover batalhas é um objetivo entre alguns integrantes da cúpula da maior torcida organizada gremista.
Velho conhecido da polícia, Zóio conserva o respeito dos membros da torcida, dispõe de regalias como passagens aéreas para acompanhar o Grêmio e, com frequência, aparece cercado de aliados que atuam como seus seguranças.
As imagens mostram que, enquanto Zóio distribui murros e pontapés, seus comparsas batem nos desafetos com hastes de bandeiras. Ele não leva um único safanão: primeiro, porque quem acertá-lo sofrerá represálias; segundo, porque pelo menos seis homens se dedicam a protegê-lo em meio ao tumulto.
Em um dos vídeos, ele ergue a perna na altura da própria cabeça e acerta um chute no rosto de um rapaz. Em outra imagem, o número 2 da Geral arremessa contra um adversário um tambor da charanga da torcida.
A reportagem também traz uma entrevista com Rodrigo Marques Rysdyk, o Alemão, líder da Geral do Grêmio. A diretoria do Grêmio esclarece na reportagem que negocia com os líderes da torcida regras mais rígidas de comportamento na Arena.
Em ZeroHora.com, confira o vídeo que mostra imagens da pancadaria que manchou a inauguração da Arena, em 8 de dezembro: http://migre.me/cyQar.