Partida beneficente, com as principais estrelas do futebol mundial, acontece nesta quarta-feira 19, em Porto Alegre;
projetos no Brasil e na África serão beneficiados
Ronaldo Nazário e Zinédine Zidane serão capitães em jogo histórico no Brasil. Nesta quarta-feira, 19, Porto Alegre recebe a 10ª edição do Jogo Contra a Pobreza, evento beneficente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem como principal objetivo mobilizar o público no combate à pobreza no mundo. Metade dos recursos arrecadados irão para um projeto do PNUD no Brasil e a outra metade para uma iniciativa da organização na África. Os dois projetos foram avaliados e definidos com apoio dos Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, Ronaldo e Zidane, que completam hoje dez anos de parceria na realização desta partida beneficente. Cerca de 45 mil ingressos colocados à disposição do público foram vendidos antecipadamente.
No Brasil, os recursos serão destinados à Rede Esporte para Mudança Social (REMS), um projeto de redução da pobreza e promoção da inclusão social por meio do esporte. No continente africano, o projeto do PNUD que receberá a outra metade dos recursos será coordenado pelo grupo cultural AfroReggae, em Cabo Verde, e terá como foco a educação e a mediação de conflitos entre jovens.
Mais de 40 ex-jogadores e atletas em atividade de todo o planeta estarão na Arena do Grêmio – veja lista completa das equipes abaixo. O time de Ronaldo contará com estrelas como Neymar, Lucas, Bebeto, Cafú, Roberto Carlos e Zico. No time de Zidane, nada menos do que Deco, Nakata, Juan Pablo Sorín, Karembeu, Freddie Ljungberg e Carlos Gamarra serão os destaques. O jogador de futsal Falcão também estará na festa.
As presenças ilustres também estarão nos bancos de reservas. As equipes serão comandadas nada menos por Luiz Felipe Scolari, atual técnico da seleção brasileira, e Carlos Alberto Parreira, coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Futebol. A lenda italiana Pierluigi Collina, que apitou oito das nove partidas realizadas até hoje, será novamente o árbitro da edição deste ano.
– Estou muito animada para o Jogo deste ano”, disse Rebeca Grynspan, vice-diretora mundial do PNUD e subsecretária geral da ONU. “Esta 10ª edição é muito especial. É uma prova da importância que a luta contra a pobreza ainda tem. É também um reconhecimento do sucesso do Brasil em seus esforços de redução da pobreza no país e também em seu papel como um ator global emergente do desenvolvimento – , acrescenta Rebeca.
– Trazer esta partida para o Brasil é a realização de um sonho. Espero que possamos repetir isso um dia. Saber que a cidade abraçou a causa e que o estádio estará lotado é um motivo do orgulho para todos nós. Se trabalharmos juntos, todos serão vencedores –, reforça Ronaldo.
– Estamos muito orgulhosos de sermos parceiros deste projeto, e é uma honra ainda maior porque estamos junto a uma entidade com a credibilidade da ONU e com uma personalidade esportiva com a relevância que tem o nosso Ronaldo Nazário. Os ingressos esgotados mostram que o nosso público, além de ser muito apaixonado por futebol, se mobiliza também pelas grandes causas, como o combate à pobreza. Vamos realizar um grande espetáculo nesta que será também a primeira das muitas ações que o Grupo RBS realizará para a Copa de 2014 – , afirma Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS.
Além da renda tradicional obtida nas nove edições anteriores do Jogo – venda de ingressos, direitos de transmissão e cotas de patrocínio - esta 10ª edição tem uma inovação: pessoas, empresas e organizações poderão também contribuir com doações para uma conta corrente administrada pelo PNUD:
Banco do Brasil
Jogo Contra a Probreza - PNUD Brasil
Agência: 3382-0
CC: 6.320-7
A iniciativa inédita no Brasil é da 9ine, que negociou as cotas da partida com a P&G e que estará presente na partida com as marcas Duracell e Gillette. A produção será do Grupo RBS, que dará o kick-off oficial do seu projeto de Copa-2014 neste jogo. Fiat, GVT e Santander são outros apoiadores da partida.
A partida terá transmissão do SporTV para todo o País. EUA, Israel e Coréia do Sul, além de países da Europa e da América Latina receberão as imagens ao vivo. Antes – e durante a partida – a ONU pretende arrecadar mais esforços em prol da causa. Por isso, divulgará a hashtag #povertymatch dentro do perfil @pnud do Twitter.
Ronaldo e Zidane fazem parte de um grupo de elite dos embaixadores da Boa Vontade do PNUD, que inclui outras estrelas do futebol, como Didier Drogba, Iker Casillas e Marta Vieira da Silva, e também o príncipe da Noruega Haakon Magnus, a atriz japonesa Misako Konno, a tenista Maria Sharapova, e o ator espanhol Antonio Banderas.
O principal objetivo do Jogo Contra a Pobreza é divulgar os objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, lançar novas parcerias no apoio ao seu cumprimento e mobilizar recursos para serem usados no apoio aos projetos que tenham impacto direto da redução da pobreza. Com os recursos arrecadados já foram fundados projetos no Brasil, Colômbia, Etiópia, Guiné Bissau, Haiti, Namíbia, Marrocos e Vietnã, entre outros.
A partida em Porto Alegre segue o exemplo de nove edições bem-sucedidas do evento, que já aconteceu em Basileia (Suiça), Madrid (Espanha), Dusseldorf (Alemanha), Marselha (França), Málaga (Espanha), Fez (Marrocos), Lisboa (Portugal), Atenas (Grécia) e Hamburgo (Alemanha). Todo ano, o dinheiro arrecadado com o jogo é usado para apoiar projetos específicos em diferentes países que estão enfrentando desafios difíceis. Já foram arrecadados quase US$ 4 milhões para iniciativas em 30 países do mundo todo.
OUTRAS EDIÇÕES:
ANO |
LOCAL |
ARRECADAÇÃO |
2011 |
Hamburgo (Alemanha) |
US$ 110 mil |
2010 |
Atenas (Grécia) |
US$ 540 mil |
2010 |
Lisboa (Portugal) |
US$ 760 mil |
2008 |
Fez (Marrocos) |
US$ 180 mil |
2008 |
Málaga (Espanha) |
US$ 500 mil |
2007 |
Marselha (França) |
US$ 450 mil |
2005 |
Dusseldorf (Alemanha) |
US$ 450 mil |
2004 |
Madrid (Espanha) |
US$ 200 mil |
2003 |
Basiléia (Suíça) |
US$ 1 milhão |
SERVIÇO
Jogo Contra a Pobreza – www.jogocontraapobreza.com.br
Local: Arena do Grêmio | Av. Padre Leopoldo Brentano, nº 110
Dia: 19 de dezembro (quarta-feira), a partir das 21h
As imagens da partida poderão ser captadas antes, durante e após o Jogo Contra a Pobreza ao longo da noite por meio do link: http://bit.ly/TXIYjB, mas com as seguintes regras:
- Conteúdo exclusivo para uso jornalístico sendo obrigado mencionar o crédito do autor e da agência junto a foto. Exemplo: Itamar Aguiar/Preview.com
- É expressamente proibida a reprodução das imagens para fins publicitários, promocionais e/ou sua comercialização por terceiros.
- Veículos de comunicação que utilizarem as imagens em suas redes sociais (Facebook e Twitter) devem, obrigatoriamente mencionar os créditos.
SOBRE O PNUD
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento faz parcerias em todas as instâncias da sociedade para ajudar na construção e na consolidação de nações que possam resistir a crises, sustentando e conduzindo um crescimento capaz de melhorar a qualidade de vida para todos. Presente em 177 países e territórios, o PNUD oferece uma perspectiva global aliada à visão local do desenvolvimento humano, contribuindo para o empoderamento de vidas e para o desenvolvimento de nações mais fortes e resilientes.
www.pnud.org.br | www.twitter.com/PNUD
Daniel de Castro – daniel.decastro@undp.org
61.3038-9117/9118
SOBRE A 9INE
A 9ine é uma agência de comunicação do Grupo WPP com foco em esportes e entretenimento. Fundada no início de 2011, atua como agência de publicidade para clientes como Ambev (Brahma), GSK (Respire Melhor), Pão de Açúcar (Extra) e P&G (Duracell). Sua outra frente de atuação é o gerenciamento da imagem de atletas e artistas, que envolve atividades como captação de patrocínio, relações públicas e ações digitais. Anderson Silva (campeão mundial de MMA), André Akkari (jogador de poker), Bruno Rezende (levantador da Seleção Brasileira de Vôlei), Danilo Couto (surfista de ondas gigantes), Falcão (maior nome do futsal no Brasil), Leandro Damião, Lucas e Neymar (jogadores da Seleção Brasileira de Futebol) e Pedro Barros (skatista) são atletas da 9ine. No campo do entretenimento, a agência cuida da imagem do cantor Luan Santana.
www.9ine.com | https://twitter.com/9inewpp
Gerente de Conteúdo e Comunicação
Renato Pezzotti – renatopezzotti@9ine.com
11.3062-4247 e 11.99376.7866
SOBRE O GRUPO RBS
O Grupo RBS é um dos maiores grupos empresariais multimídia do país. Nas mídias tradicionais, com suas emissoras de TV e rádio e seus jornais em todas as plataformas, é líder de mercado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em todos os segmentos em que atua. Por meio de sua empresa digital independente, a e.Bricks Digital, atua com um portfólio de empresas digitais líderes de seus segmentos e em setores de alto crescimento, com modelos inovadores e gestão de excelência. Com a HSM, atua no segmento de educação executiva (cursos de MBA e programas para executivos), na produção de conteúdos inovadores na área de gestão, em eventos e em projetos on demand. Tem mais de 6,5 mil colaboradores.