Jornalistas de A Notícia, Diário Catarinense e da RBS TV foram premiados nesta quarta-feira (12), juntamente com o Jornal de Santa Catarina, veículo homenageado na cerimônia
A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) premiou jornalistas de todo o Estado, na última quarta-feira (12), com o 5° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. O Diário Catarinense venceu na categoria jornal impresso com a reportagem Serra do Tabuleiro: Para Conhecer e Preservar, de Gabrielle Bittelbrun, Alexandre Lenzi e Maurício Frighetto. Destinos do Lixo, de Larissa Schmidt, da RBS TV, conquistou o prêmio na categoria televisão.
Na premiação regional, a vencedora de Blumenau foi a reportagem Destino Incerto, do Jornal de Santa Catarina, feita pela equipe de Ânderson Silva, Patrick Rodrigues, Bárbara Carvalho e Aline Fialho. Rogério Kreidlow, do jornal A Notícia, de Joinville, venceu a categoria regional, com A Sujeira que Dá Lucro.
Nesta edição foram 111 inscritos nas três categorias do prêmio que tem como objetivo reconhecer as contribuições dos jornalistas e de veículos de comunicação social na divulgação de assuntos referentes ao meio ambiente. Como novidade deste ano, o prêmio prestou homenagens também aos veículos. O Jornal de Santa Catarina foi escolhido como veículo que mais destina espaço ao tema Meio Ambiente.
Na disputa, concorreram profissionais com reportagens publicadas no período de 1º de junho de 2011 a 1º de julho de 2012, sobre assuntos referentes à preservação ambiental ou exemplos de casos que melhoraram o meio ambiente por meio de ações de desenvolvimento sustentável.
O prêmio tem o patrocínio da Tractebel Energia e apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), da Associação dos Diários do Interior (ADI), da Associação dos Jornais do Interior (Adjori), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) e organização da Fábrica de Comunicação.
Clique e confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental 2012.