Suplemento de Zero Hora terá oito páginas com os principais fatos históricos e personalidades que marcaram época
O caderno TV Show de Zero Hora deste domingo (9) será especial sobre os 50 anos da RBS TV. Com oito páginas dedicadas à emissora, a edição de aniversário traz uma linha do tempo com os principais fatos históricos. Para completar, o suplemento apresenta um bate-papo com os ex-apresentadores que marcaram época na RBS TV, como Celestino Valenzuela, Celia Ribeiro, Lauro Quadros, Paulo Sant’Ana e Tania Carvalho, além da seção “Por onde anda...” com a também ex-âncora Maria do Carmo.
As novidades da edição especial deste final de semana começam já na capa: em formato de pôster, um mosaico de fotos mostra personalidades que trabalham ou passaram pela emissora. Embora a retrospectiva histórica perpasse todo o caderno, a página inicial traz os prognósticos para o futuro da televisão e as possibilidades que o sinal digital proporcionou à RBS TV. A seção “Gente que faz (e que fez)” conta a importância de profissionais que passaram ou ainda atuam na rede de televisão.
Nas páginas centrais, o leitor encontrará detalhes sobre o início da RBS TV, ao mesmo tempo em que a televisão se popularizava no país. Por fim, o bate-papo com os ex-apresentadores da emissora contam como era fazer televisão naquela época.
Um pouco de história
- A RBS TV foi fundada no dia 29 de dezembro de 1962, quando entrou no ar a TV Gaúcha, canal 12 de Porto Alegre. Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes o presidente da república, João Goulart, e o governador do Estado, Leonel Brizola.
- Em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo e, a partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca.
- Em 1983, o canal aumenta a cobertura jornalística. Estreia em 3 de janeiro o Bom Dia Rio Grande e o RBS Notícias, somando mais 50 minutos de informações à grade. Em outubro, passa a ser usada a denominação RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão).
- A primeira transmissão em HDTV da RBS TV é realizada durante a exibição do Jornal do Almoço no Centro de Porto Alegre, em 5 de novembro de 2008.
- A RBS TV é hoje a maior rede regional do Brasil, atingindo mais de 16 milhões de telespectadores em 790 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.