Produções foram premiadas em 14 categorias durante evento nos estúdios da RBS TV nesta terça (4)
A produção “Osvaldo Aranha, 1086 – Um Dia na Lancheria do Parque” foi o grande vencedor do Prêmio Histórias Curtas 2012, da RBS TV. A história venceu na categoria Melhor Curta pelo Júri Oficial, e recebeu o prêmio durante cerimônia realizada na noite de terça-feira (4), nos estúdios da RBS TV, em Porto Alegre. A festa teve transmissão ao vivo pela TVCOM.
As produções com o maior número de premiações foram “Somos Todos Ilhas”, que levou quatro troféus (Diretor, Roteiro, Arte e Fotografia), e “Sopa de Asfalto”, também com quatro conquistas (Ator, Atriz, Montagem e Desenho de Som). A votação do júri oficial foi feita por um grupo de 154 profissionais ligados ao meio audiovisual de diversas cidades do Brasil, auditada pela empresa PricewaterhouseCoopers.
O curta “A Última Reunião Dançante” ganhou dois prêmios (Melhor Curta pelo Júri Popular e Música Original), e “A Vida Deve Ser Assim” também recebeu dois troféus (Ator e Atriz Coadjuvante). “O Admirável Lançador de Dardos” levou um prêmio (Produção).
Os premiados do Histórias Curtas 2012
Júri Oficial: “Osvaldo Aranha, 1086 – Um Dia na Lancheria do Parque”
Júri Popular: “A Última Reunião Dançante”
Roteiro e Direção: Pedro Karam (“Somos Todos Ilhas”)
Ator: Rafael Pimenta (“Sopa de Asfalto”)
Atriz: Ohana Homem (“Sopa de Asfalto”)
Ator Coadjuvante: Cassiano Ranzolin (“A Vida Deve Ser Assim”)
Atriz Coadjuvante: Yonara Karam (“A Vida Deve Ser Assim”)
Direção de Produção: Mariana Müller (“O Admirável Lançador de Dardos”)
Música Original: Fabrício Licks (“A Última Reunião Dançante”)
Fotografia: Pablo Escajedo e Lívia Pasqual (“Somos Todos Ilhas”)
Arte: Bruno Gonçalves (“Somos Todos Ilhas”)
Montagem: Daniel Laimer (“Sopa de Asfalto”)
Desenho de Som: Tiago Bello (“Sopa de Asfalto”)
Sobre o Histórias Curtas
O Prêmio Histórias Curtas é a etapa final de um concurso que seleciona e produz oito curtas de ficção, documentário ou animação. Em 12 anos, já promoveu 96 produções, envolvendo artistas, roteiristas, diretores e técnicos do Rio Grande do Sul. Por meio de um concurso público, a RBS TV financia cada projeto, com R$ 40 mil, além de equipamento de gravação e finalização.
Confira mais informações no site do Histórias Curtas.