Trabalhos de Zero Hora, Pioneiro e Rádio Gaúcha foram reconhecidos pela entidade nas categorias Fotojornalismo, Jornal e Rádio
Jornalistas do Grupo RBS foram vencedores nas categorias Fotojornalismo, Jornal e Rádio da 14ª edição do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A premiação será entregue no dia 14 de dezembro, Dia Nacional do MP, às 9h, no Palácio do Ministério Público, no centro da Capital.
Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo de Zero Hora Jean Schwarz, com o trabalho “Retrato do descontrole”. As fotos, publicadas no dia 10 de julho, mostram uma servidora da Assembleia Legislativa que costumava passear na rua com seu cão em horário de trabalho. O segundo lugar também foi conquistado por um fotógrafo de ZH: Jefferson Botega registrou as péssimas condições em que vivem os detentos da Penitenciária Estadual de Charqueadas e levaram a Justiça a proibir o ingresso de novos presos no local, em trabalho publicado em 31 de agosto.
A reportagem “Um presente para toda a vida”, do jornalista Adriano Duarte, do Pioneiro, foi a vencedora na categoria Jornal deste ano. Publicada na edição de Natal do ano passado, a matéria conta a história de uma promotora de Justiça de Farroupilha que soube unir a rede de proteção da cidade para retirar crianças e adolescentes de situações de risco e alçá-las a uma posição mais digna com famílias mais estruturadas.
Jornalistas da Rádio Gaúcha alcançaram a primeira e a segunda colocação na categoria Reportagem/Rádio. Cid Martins ficou em primeiro lugar com a reportagem “Cartel dos banheiros químicos”, veiculada em 19 de março e 26 de abril deste ano narrando um esquema de locação de três mil banheiros químicos que chegou a uma fraude de R$ 15 milhões. A reportagem “Operação Guarani”, de autoria do jornalista Jocimar Farina, veiculada em 2 de julho, conta a investigação que apurou o favorecimento a uma empresa durante licitação para privatização de serviço de água e esgoto no município de São Luiz Gonzaga, nas Missões, e conquistou o segundo lugar.