Com foco nas escolas estaduais, o último caderno deste ano destaca ações de escolas do interior de Santa Catarina
O Diário Catarinense traz encartado na edição desta quinta-feira (29) o último caderno DC na Sala de Aula - Escolas Estaduais deste ano. A reportagem principal da publicação de 12 páginas mostra como escolas do interior do Estado incluem nas aulas disciplinas sobre agricultura e pecuária, aproximando o ensino da realidade dos alunos.
Um dos objetivos deste projeto executado no interior catarinense é dar qualificação, para que, por meio do conhecimento obtido pelo estudante, seja possível incrementar a renda familiar e reduzir o risco de êxodo. Já nas cidades, são as horas que fazem este papel no ensino, levando ao educandos um pouco da vida no campo.
Um dos destaques da publicação é o projeto Mentes Inovadoras, que foi implantado este ano em 72 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Sua metodologia fundamenta-se na utilização de jogos de raciocínio e está transformando as maneiras de ensinar e de aprender, deixando-as mais fáceis e divertidas.
Outra reportagem conta a história da jornalista Vanessa Bencz, de Joinville, que sofreu bullying na escola quando era criança e adolescente e transformou a sua história em livro para ajudar quem tem o mesmo problema. Ela se apaixonou pelo projeto e atualmente ministra palestra nas escolas.
Sobre o programa Jornal e Educação
O DC na Sala de Aula Escolas Estaduais é uma das iniciativas do Programa Jornal e Educação do Diário Catarinense, que trabalha a democratização da informação e oferece oportunidade a alunos de desenvolverem o pensamento crítico e a cidadania. Desde 2005, quando foi criado, o programa tem trabalhado na formação de estudantes, ajudando-os a refletir sobre a importância de conhecer e trabalhar as mídias.