Wednesday, 28 de November de 2012

Fabrício Carpinejar apresenta Beleza Interior em livro

Publicação reúne série de reportagens reunidas em Zero Hora ao longo de 2011

Publicação reúne série de reportagens reunidas em Zero Hora ao longo de 2011


A série Beleza Interior, publicada pelo escritor Fabrício Carpinejar em Zero Hora virou livro. Beleza Interior - Uma viagem poética pelo Rio Grande do Sul é resultado dos textos veiculados ao longo dos 52 sábados de 2011 com histórias curiosas como a do lugar onde as pessoas gostam de envelhecer para participar de um festival de canção e a de um gaúcho que cuida de orquídeas à base de canções tradicionalistas.

Carpinejar percorreu o Estado à procura de personagens inusitadas e pontos de vista especiais. Foram 52 cidades – de Caxias do Sul, sua terra natal, a Santana do Livramento – e um total de 14.590 quilômetros de estrada. Sem mexer no passaporte, o poeta atravessou as culturas italiana, polonesa, alemã, suíça, africana, indígena, açoriana e japonesa pelo território gaúcho, por estradas de chão batido e curvas apertadas.

– Quis apresentar o Rio Grande do Sul para os gaúchos. Eu pensava que conhecia o Estado, mas é incrível o quanto ele é variado, surpreendente – diz o escritor.

Esta noite, Carpinejar recebe seu segundo Prêmio Jabuti em São Paulo. Ele ficou com o terceiro lugar na categoria Infantil com Votupira - O vento doido na Esquina.


O autor

Natural de Caxias do Sul, Fabrício Carpinejar é jornalista e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Em ZH desde 2010, estreou com a série Estrelas do Mar. No ano seguinte, produziu a série Beleza Interior. Além de cronista semanal, é atualmente colunista do caderno Donna. O escritor já lançou 21 livros. Por Canalha!, recebeu o Jabuti de crônica em 2009, por Mulher Perdigueira ganhou o Prêmio Açorianos em 2010. O livro anterior ao lançamento Beleza Interior é Ai Meu Deus, Ai Meu Jesus, que segue a linha de crônicas.