Nesta quarta-feira (28), integrantes se reúnem para opinar e monitorar o conteúdo do site e impresso
Dez leitores, escolhidos para integrar a primeira turma do Conselho do Leitor de O Sol Diário, tomam posse nesta quarta-feira (28) na primeira reunião do grupo. Pelos próximos seis meses, eles terão a responsabilidade de avaliar o conteúdo das edições impressa e online, apontar erros e sugerir melhorias.
Porta-vozes de todos os leitores do jornal, os conselheiros têm como missão monitorar e opinar sobre a qualidade editorial em reuniões periódicas, com a presença dos jornalistas da equipe.
Os debates, feitos uma vez por mês, incluirão avaliações sobre as notícias publicadas, erros e acertos de O Sol Diário e sugestões de reportagens. Os conselheiros terão acesso direto aos jornalistas e poderão encaminhar, com a periodicidade que julgarem adequada, observações por e-mail ou telefone.
O Sol Diário se compromete a publicar, periodicamente, relatórios contendo as observações feitas pelos conselheiros a respeito do conteúdo avaliado no mês.
A seleção dos leitores que farão parte do conselho foi feita com base na análise de currículos e dos perfis dos candidatos. A escolha buscou reproduzir o universo de leitores do jornal e da versão online, através de um grupo heterogêneo e plural. Prova disto é que entre os escolhidos há leitores com diversas idades, profissões e experiências de vida.
O conselho inclui moradores de diferentes municípios - Itajaí, Balneário Camboriú, Penha e Camboriú - o que garante uma visão regionalizada do conteúdo que O Sol Diário apresenta. O cargo de conselheiro é voluntário e não-remunerado, e o mandato dura até maio de 2013. Após este período, um novo conselho será formado.
Durante o mandato, os leitores-conselheiros recebem assinatura gratuita do Jornal de Santa Catarina - um dos três veículos do Grupo RBS que trazem O Sol Diário encartado diariamente - e ficam impedidos de publicar artigos e cartas no caderno, já que têm acesso privilegiado ao jornal e aos jornalistas.