Friday, 16 de November de 2012

Zero Hora revela neste domingo a evolução do Jogo do Bicho no Estado

Série de reportagens é resultado de quatro meses de investigações, também disponível em zerohora.com, que apresenta vídeo complementar

Série de reportagens é resultado de quatro meses de investigações, também disponível em zerohora.com, que apresenta vídeo complementar

Estreia neste domingo (18) em Zero Hora a série de reportagens "A reinvenção do Jogo do Bicho", que vai mostrar em três capítulos que a centenária instituição não só sobreviveu aos novos tempos, como se consolidou em uma eficiente máquina de ganhar dinheiro ilegal. Os repórteres Carlos Wagner e Carlos Etchichury investigaram por quatro meses como funciona o esquema, a atual guerra entre bicheiros do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, a corrupção e as consequências do jogo para a sociedade.

Em zerohora.com, uma página reúne o conteúdo da série e traz com exclusividade um vídeo em que um repórter conversa com um apontador do jogo do bicho. Sem saber que falava com o jornalista, o contraventor mostra como funciona a corrupção policial.

Juntos, Wagner e Etchichury produziram, em janeiro de 2010, o especial Infiltrados, em que agentes do governo revelaram a ZH, duas décadas e meia depois do período militar, como se disfarçavam para se misturar aos opositores do regime e vigiá-los.

Carlos Wagner é um dos 15 repórteres investigativos mais premiados do país. Ao longo da carreira, conquistou 38 distinções, entre elas sete prêmios Esso, o mais importante do jornalismo, todos por trabalhos publicados em ZH, onde trabalha desde 1983. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wagner tem nove livros publicados.

Carlos Etchichury é jornalista Amigo da Criança desde 2003, título recebido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e se destaca em ZH com reportagens de repercussão. Em 13 anos de profissão em ZH, conquistou mais duas dezenas de distinções jornalísticas, entre elas os prêmios Direitos Humanos, ARI, Esso e Imprensa Embratel.