Mostra será aberta para visitação nesta terça-feira (20), no Bourbon Shopping Country, em Porto Alegre
Em comemoração ao aniversário de 50 anos, a RBS TV RS inaugura nesta terça-feira (20) a exposição itinerante 60 anos da Telenovela Brasileira, das 10h às 22h, no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80) em Porto Alegre. Até 2 de dezembro, o público poderá conferir o acervo da mostra de 273 peças, entre objetos de época, figurino e painéis com fotos das telenovelas da Rede Globo. Já no seu primeiro ano de vida, 1966, a emissora começou a produzir telenovelas e hoje é referência mundial no gênero.
Nesta segunda-feira (19), a partir das 19h30, a RBS TV oferecerá um coquetel de lançamento da exposição no mesmo local em sessão fechada para convidados, com a presença da atriz Eva Wilma e da atriz e presidente da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), Vida Alves, testemunha viva dos primeiros passos da telenovela brasileira. Foi ela quem deu, em Walter Forster, o primeiro beijo na TV, na primeira novela: Sua Vida Me Pertence.
– A ideia da mostra surgiu após visitas que o André Dias, diretor de Eventos Especiais da Rede Globo, fez à Pró-TV. Ele achou nosso trabalho importante, no sentindo de preservar a memória da televisão e principalmente a saga de sua implantação no Brasil (que ocorreu em 18 de setembro de 1950, em São Paulo) – conta Vida Alves.
A exposição
A exposição comemora os 60 anos da telenovela brasileira. História que se iniciou em 21 de dezembro de 1951, com a novela “Sua Vida Me Pertence” (na TV Tupi de São Paulo, canal 3), escrita, dirigida e estrelada por Walter Forster. 60 Anos da Telenovela Brasileira é uma parceria entre a Rede Globo e a Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, que divulga a memória do gênero por todo país. A exposição, sempre com o apoio das emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo, já viajou para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, chegando agora a Porto Alegre.
Além dos 40 painéis com fotos, a exposição apresenta vídeos (cenas memoráveis do arquivo da Rede Globo), uma sala retrô (remetendo aos anos 1960, quando a Globo foi inaugurada e começou a produção de novelas ainda em preto e branco). Há também a primeira câmera de TV do país, pertencente à TV Tupi e o progresso dos televisores – tudo pertencente ao acervo da Pró-TV.
Serviço - Exposição “60 anos da Telenovela Brasileira”
Iniciativa: Rede Globo e Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira)
Promoção: RBS TV RS
Data: 20 de novembro a 2 de dezembro
Horário: das 10h às 22h, de segunda a sábado, das 14h às 20h, aos domingos e feriados (com abertura opcional)
Local: Bourbon Shopping Country
Classificação: livre
Entrada gratuita
A Pró-TV
A Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira existe desde 1995, sendo composta inicialmente por pioneiros da TV. Tem sede em São Paulo, no bairro do Sumaré (o mesmo em que a TV Tupi surgiu em 1950) e um pólo de entretenimento na cidade de São Bernardo, denominado Cidade da TV. A associação possui um vasto acervo sobre rádio e televisão, tendo só de fotos mais de 9 mil em seu arquivo. Ela também registra os depoimentos de importantes pioneiros da televisão e tem no acervo equipamentos, peças, acessórios, entre outros itens de total valor histórico.