Estudantes e professores da Escola Básica Dom Pio de Freitas participaram da segunda ação da campanha institucional do Grupo RBS em Santa Catarina
Nesta terça-feira (13), aproximadamente 900 estudantes da Escola Básica Dom Pio de Freitas participaram de oficinas e também de uma palestra na segunda edição do evento A Educação Precisa de Respostas na Escola em Santa Catarina, que brindou alunos e professores de Joinville com um dia de programação especial. A abertura do evento ficou por conta do Ballet Bolshoi de Joinville, que encantou a todos os presentes. A ação faz parte da bandeira institucional do Grupo RBS, A Educação Precisa de Respostas.
Cerca de 70 voluntários, entre colaboradores da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, do Grupo RBS, parceiros e professores da escola, participaram das atividades com alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Entre parceiros e colaboradores estavam profissionais da Univille, Ielusc, Univali, Centro Universitário Estácio de Sá, Associação dos Contadores de Histórias de Florianópolis, ONG Canta Brasil, Grupo de Teatro NoAto, Mani Som e Luz juntamente com a equipe do professor Otávio Auler da UFSC.
A novidade deste segundo evento foi o convite aos pais, que tiveram a oportunidade de participar da oficina de currículos.
Oficinas - Jornalistas, fotógrafos e diagramadores do A Notícia orientaram os estudantes na produção de um jornal de oito páginas, que será encartado no AN de sexta-feira (16). Os alunos tiveram ainda a oportunidade de produzir um telejornal com a equipe da RBS TV na oficina de televisão. Colaboradores da rádio Atlântida FM também colocaram a mão na massa e ensinaram a garotada a criar comerciais e apresentar programas.
A apresentadora Camille Reis e o comunicador Mário Motta, da RBS TV, bateram um papo com o pessoal na oficina “Meu livro preferido”. Ao final de cada período, foram sorteados livros indicados pelos comunicadores da RBS, com dedicatórias.
Os alunos tiveram a oportunidade de participar também de oficinas de dança, fotografia documental, fisioterapia na escola, redes sociais, fanzine, atividades lúdicas, contos, elaboração de currículo e entrevista de trabalho. Outra atividade desenvolvida com os estudantes foi a produção de uma campanha publicitária para a biblioteca, a fim de incentivar a leitura.
O coordenador do pré-vestibular da UFSC, Otávio Auler, e sua equipe ofereceram um treinamento de atualização aos professores da Escola Básica Dom Pio de Freitas com a oficina “O Professor do Século XXI”.
Voltada à defesa da educação de qualidade como condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do país, a campanha “A Educação Precisa de Respostas” está baseada em três pilares de atuação: publicitário, editorial e institucional. Depois desta ação em Joinville, será a vez de Blumenau, no dia 20 de novembro.
Sobre a Bandeira “A Educação Precisa de Respostas”
Criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização Todos pela Educação, a campanha está em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a defasagem escolar e a participação dos pais na vida escolar dos filhos. O material da campanha está disponível no site www.precisamosderespostas.com.br, por meio do qual a comunidade pode participar enviando suas próprias perguntas sobre educação.