Nova ferramenta terá mais recursos e ajudará a melhorar a forma como as informações meteorológicas são transmitidas por Leandro Puchalski
Nesta semana o meteorologista da RBS TV e da TVCOM Leandro Puchalski começará a usar um novo software voltado especificamente para previsões do tempo em televisão. Por meio do programa LinTV3D, as previsões de Santa Catarina poderão ser feitas de forma mais rápida e com mais qualidade de informações para os telespectadores. A novidade estreia em todos os telejornais das emissoras nesta quarta-feira (14) para todo o Estado.
A nova ferramenta permite que o processo que envolve toda a previsão do tempo seja feito de forma muito mais ágil. Entre a análise de dados de previsão do tempo e as gravações das informações, Leandro demorava cerca de 2h30min e, agora, levará apenas 30min.
Até então, o processo era feito de forma manual, por uma equipe focada somente em levar este tipo de informação aos telespectadores. Agora, o processo será simplificado com o novo software. Leandro analisará as condições do tempo, preencherá alguns dados e o computador gerará as imagens dos mapas em poucos minutos. Com estes mapas pré-prontos e imagens de satélite, há diversas possibilidades de combinações disponíveis para serem usadas, o que ainda facilitará o detalhamento e a visualização das informações de previsão do tempo de regiões específicas do Estado.
Por meio de um controle remoto que troca informações entre o computador com os dados da previsão do tempo e o telão em que Leandro apresenta e grava a previsão no estúdio, o próprio meteorologista comandará a tela que troca as imagens dos mapas.
– Quanto mais informações, melhor o público será informado. Eu vou ter a opção de escolher mais informações para os telespectadores e na terei a possibilidade de usar muito mais os recursos visuais, facilitando a comunicação. Ao invés de falar que vai chover no sul do Estado, por exemplo, vou mostrar a chuva no mapa – explica Leandro.