Monday, 12 de November de 2012

Zero Hora vence Prêmio Esso de Jornalismo 2012 em duas categorias

Filho da Rua, de Letícia Duarte, leva o Esso Nacional de Reportagem; Adriana Irion e José Luis Costa ganham o Esso Regional Sul com Meninos Condenados

Filho da Rua, de Letícia Duarte, leva o Esso Nacional de Reportagem; Adriana Irion e José Luis Costa ganham o Esso Regional Sul com Meninos Condenados

Três profissionais de Zero Hora ganham dois prêmios da 57ª edição do Esso de Jornalismo, a premiação mais importante, tradicional e disputada da imprensa brasileira. O Prêmio Esso de Reportagem nacional foi concedido à repórter Letícia Duarte, pelo trabalho Filho da Rua, e é uma das maiores premiações jornalísticas já recebidas por Zero Hora. Os repórteres Adriana Irion e José Luís Costa ganharam o Prêmio Esso Regional Sul com a reportagem Meninos Condenados.

Publicada em um caderno especial de 16 páginas encartado na edição de 17 junho, a reportagem Filho da Rua é resultado de três anos de apuração de Letícia Duarte, desde março de 2009, e conta a história de um menino de rua de 14 anos que teve sua trajetória acompanhada de perto pela repórter. O objetivo foi revelar como a omissão, a desestrutura familiar, a pobreza e as falhas do Estado arrancam crianças de casa e da escola e as jogam nas calçadas e nas drogas – um retrato inédito de um problema crônico da sociedade brasileira. Conheça o trabalho: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/filho-da-rua.html. A reportagem, que tem fotos de Jefferson Botega e é acompanhada de um webdocumentário, também foi premiada na categoria especial Criança em situação de risco da 34º edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

A série Meninos Condenados, dos repórteres Adriana Irion e José Luís Costa, de Zero Hora, mostrou, 10 anos depois, o que aconteceu a uma turma de adolescentes infratores ex-internos da antiga Febem, em Porto Alegre. O trabalho foi publicado em janeiro em ZH. Acesse a página especial e confira fotos, vídeos e todas as reportagens da série: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/meninos-condenados.html. A reportagem conquistou o segundo lugar no Prêmio Latinoamericano de Jornalismo de Investigação, promovido pelo Instituto Prensa y Sociedad, cuja sede é no Peru. Meninos Condenados também foi premiada este ano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no 10º Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa.

Neste ano, o número de inscrições ao Prêmio Esso bateu recorde, com 1.302 trabalhos. Os premiados serão homenageados, no dia 4 de dezembro de 2012, durante um jantar no Rio de Janeiro.

Confira a relação completa dos vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo 2012.