Na novela, a personagem Aisha não escondeu o espanto ao ver série de reportagens sobre tráfico de crianças do DC
Um dos diálogos do capítulo de Salve Jorge deste último sábado (10) citou o jornal Diário Catarinense. A conversa se referiu à série de reportagens Órfãos do Brasil, que serviu de inspiração para criação de personagens da novela. Na trama, a atriz Dani Moreno interpreta Aisha, que foi levada do Brasil recém-nascida e entregue a uma família da Turquia — repetindo uma saga que atingiu milhares de famílias do Sul do Brasil na década de 1980.
Na cena de sábado, a personagem não escondeu seu espanto ao saber que um jornal brasileiro havia publicado reportagens sobre tráfico de crianças. Nesse momento, a imagem mostra a página do site especial do Diário Catarinense e cita o jornal do Grupo RBS. Confira o diálogo entre Zoe (Julia Mendes) com Aisha.
Na novela, a jovem Aisha, que tem entre 25 e 28 anos, decide investigar as origens e desafia os pais adotivos. A própria atriz Dani Moreno revelou que a série Órfãos do Brasil está ajudando-a a construir sua personagem.
As informações da reportagem vêm sendo apuradas há mais de ano pela repórter Mônica Foltran e a publicação no impresso e no site se iniciou em 5 de agosto. Desde então, três filhos vendidos quando bebês, hoje vivendo em Israel, já conseguiram localizar suas mães brasileiras por meio da reportagem.
A série do DC continua sendo publicada e um site especial tenta facilitar a reaproximação entre os jovens — hoje com 26 anos — e suas famílias brasileiras.