Monday, 5 de November de 2012

Jornal do Almoço lança quadro semanal Comunidade

Engajado com a campanha “A Educação Precisa de Respostas”, projeto da RBS TV vai valorizar boas práticas de escolas porto-alegrenses

Engajado com a campanha “A Educação Precisa de Respostas”, projeto da RBS TV vai valorizar boas práticas de escolas porto-alegrenses

O Jornal do Almoço, da RBS TV, lança nesta segunda-feira (5) o projeto Comunidade, mais uma ação da campanha “A Educação Precisa de Respostas”, do Grupo RBS. A iniciativa prevê reportagens semanais sobre exemplos bem-sucedidos de soluções para as principais questões levantadas pela bandeira em escolas da rede pública e privada de Porto Alegre.

A primeira reportagem vai ao ar no programa de hoje (5), a partir das 12h, sobre as boas práticas da Escola Pepita de Leão, localizada no bairro Passo das Pedras, na zona norte de Porto Alegre. A escola montou um grupo de show com dança, música, coral e teatro. Com esse projeto, os alunos têm melhorado seu rendimento em português, matemática e demais disciplinas, pois os números artísticos estão sincronizados com o calendário pedagógico.

Desde outubro, o repórter Manoel Soares tem visitado escolas da capital gaúcha a fim de conhecer estas boas práticas por meio de uma unidade móvel especial do Comunidade. Uma vez por semana, durante o Jornal do Almoço, os exemplos trazidos por alunos, professores e demais telespectadores serão mostrados em reportagens especiais. Todas as reportagens estarão conectadas às seis perguntas que norteiam a campanha.

Próximas reportagens:

Escola Neusa Goulart (Cavalhada)

Situada próxima a um setor industrial têxtil, a escola aproximou pais e empresários com aulas de confecção de bonecas de pano. Assim, problemas extraescolares têm sido abordados de maneira lúdica.

Escola Chico Mendes (Mario Quintana)

Localizada em uma das áreas com maior índice de violência e prostituição da capital gaúcha, a escola conta com uma rádio própria que busca promover cidadania e inclusão. Nos programas radiofônicos, feitos pelos próprios alunos e apresentados durante os intervalos, são abordados temas como educação sexual, dificuldades escolares e relação aluno-professor. Os estudantes planejam criar uma rádio web para difundir a prática.