Thursday, 1 de November de 2012

RBS TV estreia projeto para apontar as prioridades das cidades de SC

Durante seis semanas a equipe do Redação Móvel irá ouvir a população de 12 cidades para saber qual deverá ser a principal ação dos novos prefeitos

Durante seis semanas a equipe do Redação Móvel irá ouvir a população de 12 cidades para saber qual deverá ser a principal ação dos novos prefeitos


Neste sábado (03), Mario Motta se despede temporariamente da apresentação do Jornal do Almoço para comandar um novo projeto da RBS TV SC, o Redação Móvel. Mario e sua equipe irão percorrer até o mês de dezembro 12 cidades catarinenses, de todas as regiões, para ouvir da população qual deverá ser a prioridade do prefeito eleito.

A consulta popular será realizada através de uma urna. Os moradores votarão no que consideram ser prioridade neste momento em suas cidades. Em cada local, Mario e sua equipe permanecerão por dois dias numa área central para incentivar as pessoas a votar. Ao final do primeiro dia em cada cidade, será feita a soma das cédulas e o tema com o maior número de votos pautará a reportagem no dia seguinte. A ideia é entrevistar os prefeitos de cada cidade ou seus representantes no Jornal do Almoço para discutir o assunto e mostrar quais serão os próximos passos para a solução dos entraves destas cidades.

– É mais uma oportunidade para que os eleitores comecem a cobrar as promessas das campanhas e elencar as reais prioridades de cada cidade. Os candidatos também terão uma forma de reafirmar o compromisso com a população. A nossa missão é servir como elo entre os prefeitos e a comunidade – comenta Mario Motta.

A cada semana, Mario estará em duas cidades diferentes para conversar com a população. As duas primeiras cidades a receberem a equipe do Redação Móvel em novembro serão Blumenau (nos dias 5 e 6), na Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua XV de Novembro, e Itajaí (nos dias 8 e 9), na Avenida Ministro Victor Konder, 980, na Via Gastronômica. Depois, o Redação Móvel passará por Joinville, Jaraguá do Sul, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Tubarão, Criciúma, São José e Florianópolis.

Durante o decorrer do projeto, que envolve cerca de 100 profissionais, além das matérias diárias para o Jornal do Almoço e RBS Notícias, Mario terá participações no Diário Catarinense e na CBN Diário, informando o público sobre os resultados do Redação Móvel em cada cidade. No site do G1 SC, haverá um box especial do projeto, com textos, fotos e vídeos.

Para Eurico Meira, diretor de jornalismo da RBS TV SC, o projeto pós-eleições servirá para dar voz à população de todas as regiões do Estado.

– O projeto não quer apenas levantar os assuntos mas, principalmente, ser um meio entre os cidadãos e prefeitos – comenta ele.

A coordenação do projeto é das jornalistas Adriana Krauss e Marcia Callegaro. A equipe do Redação Móvel é formada pelo comunicador Mario Motta, pelo cinegrafista Fábio Cardoso, pelo produtor Mário Gomes e o auxiliar José Lino de Souza Filho. A equipe de externas é composta por Domitial Santos da Silva Junior e José Carlos Silva.