A capa de junho deste ano foi premiada pela abordagem criativa do que resta de Mata Atlântica em Santa Catarina
O Jornal de Santa Catarina recebeu nesta terça-feira (30) o Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. O periódico foi eleito o destaque da categoria Mídia Regional, entre os três estados da região Sul. A capa escolhida abriu a edição de fim de semana de 2 e 3 de junho deste ano. Mais de mil trabalhos de 572 jornalistas de todo o Brasil concorreram às 13 premiações da noite.
A série de quatro reportagens “O último paraíso” fala sobre o Parque Serra do Itajaí, uma das poucas reservas de Mata Atlântica intacta do Brasil. O trabalho em conjunto do então editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Edgar Gonçalves Jr., da editora de arte e diagramação, Bárbara Carvalho, e da subeditora de diagramação e arte, Aline Fialho, resultou na capa premiada.
A publicação ocorreu após um debate interno na Redação do Santa. No fechamento da edição, a equipe discutiu qual capa deveria ser veiculada: a premiada ou outra mais tradicional, a partir de uma boa foto. Prevaleceu a proposta de representar graficamente o Parque para acentuar a ideia do quanto ele está ameaçado.
- A sustentabilidade ganhou espaço na imprensa porque o público está cada vez mais consciente e exigente. Mas ainda há um longo caminho a percorrer na formação de jornalistas com esta preocupação e com noção da importância que a informação tem na construção de um futuro sustentável - explica Edgar Gonçalves Jr.
O Prêmio Jornalistas&Cia / HSBC de Imprensa e Sustentabilidade está entre os quatro maiores do Brasil – tanto em valores quanto em número de trabalhos inscritos. Este ano, foram distribuídos R$ 102 mil líquidos. A Comissão de Premiação foi integrada por Luciano Martins Costa (relator), Ariovaldo Bonas, Cacalo Kfouri, Francisco Ornellas, Lillian Witte Fibe, Nemércio Nogueira, Roseli Tardelli e Sérgio Lüdtke, com coordenação de Lena Miessva.