Friday, 26 de October de 2012

RBS TV SC lança série semanal sobre violência contra a mulher

A partir de segunda-feira (29), telejornais da emissora apresentam reportagens e entrevistas sobre o tema

A partir de segunda-feira (29), telejornais da emissora apresentam reportagens e entrevistas sobre o tema


Estreia nesta segunda-feira (29) a série “A Dor do Silêncio” nos telejornais da RBS TV SC. Durante a semana, Bom Dia Santa Catarina, RBS Notícias e Jornal do Almoço abrirão espaço para discutir e apresentar reportagens sobre a violência contra a mulher. A série irá retratar, de forma realista, o problema vivido por muitas mulheres em todo o mundo.

A equipe da RBS TV passou pelas delegacias especializadas nesses tipos de ocorrência em São José, Palhoça e Florianópolis. O resultado da conversa com os delegados e psicólogos, que lidam diariamente com as vítimas desse crime, é alarmante. Somente durante este ano, já foram registrados mais de 15 mil boletins de ocorrência por crimes de violência contra mulher nessas três cidades. Números que representam um grave problema social, presente em todo o mundo.

Na Grande Florianópolis, esses números, apesar de assustadores, podem ser apenas uma sombra da realidade, uma vez que, segundo especialistas, a maioria das vítimas ainda tem muita dificuldade em denunciar o agressor.

A série será lançada na segunda-feira (29) em uma reportagem especial no Bom Dia Santa Catarina, seguida de uma entrevista ao vivo com a psicóloga Victória dos Santos, uma das primeiras profissionais que trabalharam no atendimento de vítimas na 6ª Delegacia da Mulher, na Capital.

De terça a sexta-feira, o RBS Notícias apresenta quatro reportagens sobre o tema. Na primeira delas, a equipe conversa com delegados, advogados e psicólogos para esclarecer o problema da violência contra mulheres e a dificuldade encontrada por elas em denunciar os agressores que, na maioria das vezes, trata-se de maridos ou namorados. Na quarta e na quinta-feira é a vez de ouvir mulheres que já foram agredidas e, agora, lutam por justiça. Elas desejam ver atrás das grades os responsáveis por esses crimes. A equipe conversou ainda com duas mães que, até hoje, sofrem com a morte das filhas, assassinadas pelos próprios namorados. Na última reportagem, em uma conversa com delegados e representantes da Assembleia Legislativa e do Ministério Público de Santa Catarina, a equipe irá destacar a forma pela qual esse problema é administrado em nosso Estado, quais as ações atuais, os projetos e o que ainda pode ser melhorado em Santa Catarina. No sábado (03/11), a série será finalizada com um bate-papo, ao vivo no estúdio do Jornal do Almoço, entre psicólogos, advogados e vítimas dessa violência.

A série foi produzida por Mário Cesar Gomes, com reportagem de Renata Kerber e imagens dos cinegrafistas Rudinei Pires, Alexandre Cruz, Marcelo Feble e Ronaldo Bruchado.