Obra de enviado especial ao Paquistão concorre na categoria reportagem
O editor de Cultura de Zero Hora, Luiz Antônio Araujo, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2010 divulgados nesta quarta-feira. O livro Binladenistão - Um Repórter Brasileiro na Região mais Perigosa do Mundo é indicado na categoria reportagem. A distinção é a mais importante da literatura nacional.
Todas as reportagens da obra, que relata os primeiros momentos da guerra que dura oito anos, lançada pela editora Iluminuras, foram publicadas entre 2001 e 2008 em Zero Hora. Mas há também material inédito, como a história da invasão soviética do Afeganistão, que nunca tinha sido contada tão detalhadamente num livro em português. O livro inclui fotos, mapas, glossário e cronologia da história do Islã.
Gaúcho de Santa Maria, Araujo, 43 anos, esteve no Paquistão durante 29 dias em outubro e novembro de 2001, logo depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro. Ele chegou a Islamabad, capital do Paquistão, horas antes do início da guerra, em 7 de outubro, e percorreu todas as regiões do país até a conflagrada fronteira com o Afeganistão, entrevistando homens, mulheres e crianças tocados pelo conflito.