Entidade do Grupo RBS foi homenageada com distinção do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina pela iniciativa da campanha “A Educação Precisa de Respostas”
O envolvimento da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) com a educação catarinense foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, que homenageou a entidade do Grupo RBS na última segunda-feira (22) com o Prêmio Educador Elpídio Barbosa.
Na solenidade, a gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel, recebeu o prêmio das mãos do conselheiro de Educação José Carlos Pacheco.
— É uma honra para a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS receber este prêmio ao lado de tão bons exemplos. O desenvolvimento social das crianças é o tema que deve receber mais relevância na luta pela melhoria da educação — disse Lucia.
A FMSS foi indicada para receber o prêmio pelo lançamento da bandeira institucional A Educação Precisa de Respostas, realizada conjuntamente com o Grupo RBS, e das ações decorrentes desta campanha feitas durante este ano.
O Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi criado em 12 de junho de 1992 para ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina a pessoas físicas e a entidades educacionais que tenham se destacado no desenvolvimento do ensino.
A campanha A Educação Precisa de Repostas, realizada pelo Grupo RBS em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, é uma grande campanha de mobilização da sociedade para estimular o debate e a busca de soluções que elevem a qualidade da Educação Básica no país e, em especial, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização Todos pela Educação, a campanha está em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a defasagem escolar e a participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Confira a lista das instituições que receberam o prêmio:
Escola Municipal Adolfho Bartsch – Joinville – (escola pública com o melhor desempenho no Ideb – anos iniciais do ensino fundamental);
Escola Municipal Pastor Hans Müller – Joinville – (escola pública com o melhor desempenho no Ideb – anos finais do ensino fundamental);
Município de Iporã do Oeste – (município com o melhor desempenho no Ideb – anos iniciais do ensino fundamental);
Município de São José do Cedro – (município com o melhor desempenho no Ideb – anos finais do ensino fundamental);
EEB Feliciano Nunes Pires – Florianópolis – (escola pública estadual com o melhor desempenho no ENEM – ensino médio);
Colégio Posiville – Joinville – (escola privada com o melhor desempenho no Enem – ensino médio);
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Florianópolis – (universidade com o melhor desempenho no IGC, Índice Geral de Cursos);
Centro Universitário de São José (USJ) – São José – (centro universitário com o melhor desempenho no IGC, Índice Geral de Cursos);
Curso de Serviço Social da Universidade do Oeste de SC (Unoesc) – Joaçaba – (curso com o melhor desempenho no Enade, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes);
Sylvio Sniecikoviski – pessoa física com relevantes serviços prestados à educação catarinense;
Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – Grupo RBS – pessoa jurídica com relevantes serviços prestados à educação catarinense.