Tuesday, 23 de October de 2012

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho recebe Prêmio Educador Elpídio Barbosa por contribuir com a educação catarinense

Entidade do Grupo RBS foi homenageada com distinção do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina pela iniciativa da campanha “A Educação Precisa de Respostas”

Entidade do Grupo RBS foi homenageada com distinção do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina pela iniciativa da campanha “A Educação Precisa de Respostas”


O envolvimento da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) com a educação catarinense foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, que homenageou a entidade do Grupo RBS na última segunda-feira (22) com o Prêmio Educador Elpídio Barbosa.

Na solenidade, a gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Lucia Ritzel, recebeu o prêmio das mãos do conselheiro de Educação José Carlos Pacheco.

— É uma honra para a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Grupo RBS receber este prêmio ao lado de tão bons exemplos. O desenvolvimento social das crianças é o tema que deve receber mais relevância na luta pela melhoria da educação — disse Lucia.

A FMSS foi indicada para receber o prêmio pelo lançamento da bandeira institucional A Educação Precisa de Respostas, realizada conjuntamente com o Grupo RBS, e das ações decorrentes desta campanha feitas durante este ano.

O Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi criado em 12 de junho de 1992 para ser concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina a pessoas físicas e a entidades educacionais que tenham se destacado no desenvolvimento do ensino.

A campanha A Educação Precisa de Repostas, realizada pelo Grupo RBS em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, é uma grande campanha de mobilização da sociedade para estimular o debate e a busca de soluções que elevem a qualidade da Educação Básica no país e, em especial, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização Todos pela Educação, a campanha está em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a defasagem escolar e a participação dos pais na vida escolar dos filhos.


Confira a lista das instituições que receberam o prêmio:

Escola Municipal Adolfho Bartsch – Joinville – (escola pública com o melhor desempenho no Ideb – anos iniciais do ensino fundamental);

Escola Municipal Pastor Hans Müller – Joinville – (escola pública com o melhor desempenho no Ideb – anos finais do ensino fundamental);

Município de Iporã do Oeste – (município com o melhor desempenho no Ideb – anos iniciais do ensino fundamental);

Município de São José do Cedro – (município com o melhor desempenho no Ideb – anos finais do ensino fundamental);

EEB Feliciano Nunes Pires – Florianópolis – (escola pública estadual com o melhor desempenho no ENEM – ensino médio);

Colégio Posiville – Joinville – (escola privada com o melhor desempenho no Enem – ensino médio);

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Florianópolis – (universidade com o melhor desempenho no IGC, Índice Geral de Cursos);

Centro Universitário de São José (USJ) – São José – (centro universitário com o melhor desempenho no IGC, Índice Geral de Cursos);

Curso de Serviço Social da Universidade do Oeste de SC (Unoesc) – Joaçaba – (curso com o melhor desempenho no Enade, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes);

Sylvio Sniecikoviski – pessoa física com relevantes serviços prestados à educação catarinense;

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – Grupo RBS – pessoa jurídica com relevantes serviços prestados à educação catarinense.