Fórum Canal Rural fará balanço de um século e meio de políticas públicas para o campo, e terá a participação de quatro ex-ministros da agricultura
Nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, o Canal Rural promove o "Fórum Canal Rural: Os Desafios do Celeiro do Mundo". O encontro que será realizado na Casa RBS, durante a Expointer 2010, em Esteio (RS) e terá participação de quatro ex-ministros da Agricultura: Francisco Turra, Luiz Fernando Cirne Lima e Pedro Simon, que estarão no auditório da Casa RBS, e Roberto Rodrigues, que participará diretamente dos estúdios do Canal Rural em São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 9h30.
O principal objetivo deste encontro é responder quais os desafios do Brasil para tornar-se de fato o celeiro do mundo. Será uma oportunidade histórica de revisar o passado e projetar o futuro do agronegócio brasileiro, já que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento completa 150 anos em 2010.
É também o momento de fazer um balanço das ações governamentais desde a implantação de políticas públicas para a agricultura. E também para projetar o que se espera dos futuros governantes do país que pode se tornar o celeiro do mundo até 2019, de acordo com previsões da Organização para Agricultura e Alimentação da ONU (FAO) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Sobre os ex-ministros
O porto-alegrense Luiz Fernando Cirne Lima, formado em Agronomia, no ano de 1969, foi convidado a assumir o Ministério da Agricultura por Emílio Garrastazu Médici, permanecendo no cargo até 1973. Em sua gestão criou a Embrapa, o Incra e a Ceasa em todas as capitais do País. Cirne Lima tem uma relação especial com a Expointer, já que as instalações do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil foram inauguradas em 1970, quando ele já era ministro.
Pedro Simon é advogado, e iniciou a sua carreira política na década de 50, em sua cidade natal, Caxias do Sul (RS). Foi escolhido no ano de 1985 por Tancredo Neves a ocupar o cargo de Ministro da Agricultura, cargo em que permaneceu até o ano de 1986, quando renunciou para se candidatar ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é Senador pelo PMDB.
O engenheiro agrônomo e agricultor Roberto Rodrigues, 68 anos, paulista de Cordeirópolis, foi ministro da Agricultura no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esteve à frente da pasta de 2003 a 2006. Produtor de cana-de-açúcar e de grãos, Rodrigues foi secretário da Agricultura do Estado de São Paulo e presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras da Sociedade Rural Brasileira e da Associação Brasileira de Agribusiness. Atualmente, é presidente do Conselho Superior de Agronegócio da Fiesp, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e professor de economia rural da Unesp-Jaboticabal. Também trabalhou como assessor em vários órgãos expressivos, como Embrapa, International Food and Agribusiness Management Association (Lama) e World Wide Fund for Nature (WWF). Como agricultor conquistou diversos prêmios na área ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade.
Advogado, natural de Marau (RS), Francisco Turra foi prefeito de sua cidade natal em 1982 e elegeu-se deputado estadual pelo Rio Grande do Sul em 1986. Permaneceu na cadeira por dois mandatos. Já no ano de 1996 foi diretor do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), passando logo depois pela CONAB, onde assumiu o cargo de presidente da entidade. E por fim, no ano de 1998 foi convidado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso a assumir o Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Foi ministro por 15 meses, na época em que a safra de grãos bateu o recorde nacional e o investimento da agricultura familiar duplicou. Atualmente é presidente da ABEF (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango).
Serviço:
Evento: Fórum Canal Rural - Os Desafios do Celeiro do Mundo
Data: dia 3 de setembro
Horário: 9h30min (início da transmissão ao vivo)
Local: Casa RBS, Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Informações: Mais informações através do (51) 3218-5111
O público pode acompanhar tudo o que acontece na Expointer pelo Canal Rural e também pela internet, no site www.canalrural.com.br.