Thursday, 11 de October de 2012

Zero Hora lança ferramenta digital para análise das eleições 2012

Novo conteúdo permite o cruzamento de estatísticas eleitorais com indicadores sociais e econômicos

Novo conteúdo permite o cruzamento de estatísticas eleitorais com indicadores sociais e econômicos

Dentro do novo projeto de data journalism, Zero Hora lançou nesta quinta-feira (11) uma ferramenta que permite ao leitor realizar análises das Eleições 2012. A ferramenta O Mapa do Poder, com acesso liberado na internet, permite o cruzamento de estatísticas eleitorais com indicadores sociais e econômicos, além da comparação da divisão de poder nas prefeituras e nas câmaras gaúchas em relação ao último pleito municipal.

O banco é composto por números da Justiça Eleitoral, com os resultados das urnas nos municípios gaúchos, e por dados sobre saúde, educação, PIB e desenvolvimento, de fontes oficiais, variadas e confiáveis. Em Porto Alegre, o leitor pode observar a distribuição geográfica do voto, com a apuração por zonas eleitorais. O jornalismo em bancos de dados é uma tendência do jornalismo digital observada nos principais veículos de comunicação do mundo.

O projeto ZH Dados foi lançado no dia 27 de agosto. É uma ferramenta que permite ao leitor interagir com a base de dados para buscar informações sobre política, educação, esportes, religião e infraestrutura. Os primeiros dados disponibilizados foram da Secretaria Estadual de Segurança Pública com estatísticas acerca dos crimes envolvendo furto e roubo de veículos em Porto Alegre.

Na seção, também é possível buscar e analisar números sobre a diversidade religiosa por município do Estado, os nomes dos Cargos de Confiança (CCs) da Assembleia Legislativa e notas das escolas gaúchas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além disso, os leitores podem comparar e analisar o desempenho dos clubes na era do Brasileirão de pontos corridos.

O ZH Dados é alimentado por reportagens feitas a partir de grande volume de dados, normalmente organizados em arquivos que podem ser processados via softwares e está disponível em www.zerohora.com/zhdados.