Wednesday, 1 de September de 2010

Mídia Show: o que importa são as grandes ideias

Sem encantamento não há engajamento, diz Marcello Serpa, o publicitário mais premiado do país e diretor de criação da AlmapBBDO

Sem encantamento não há engajamento, diz Marcello Serpa, o publicitário mais premiado do país e diretor de criação da AlmapBBDO

Para Marcello Serpa, sócio e diretor geral de Criação da AlmapBBDO, a disputa pelo consumidor entre as agências é "ridícula" porque atualmente o que faz a diferença mesmo são as grandes ideias. Segundo ele, o que importa é a diferença entre o que é bom e o que é ruim, pois sem encantamento não há engajamento.

Publicitário mais premiado do Brasil na atualidade, Serpa instigou o público a usar mais a criatividade durante o painel "A volta do físico", apresentado na tarde desta quarta-feira (1) no Mídia Show, em Porto Alegre.

- A palavra agência ficou muito pequena para definir o que uma agência faz hoje, que é ser parte integrante da construção da marca do cliente. Quando essa relação é forte e tem química, a agência se torna indispensável. E nenhuma agência indispensável é dispensada - assegura.

Em sua abordagem, Serpa traçou uma linha entre o que separa o digital do mundo concreto, citando como exemplo as redes sociais Second Life e Facebook.

- O Second Life não deu certo porque é absolutamente artificial, pois a tecnologia está à frente e o ser humano atrás. Já o Facebook usou a tecnologia para juntar as pessoas.

Para Serpa, a web como mídia, de certa maneira, também fracassou. Atualmente nos Estados Unidos, somente 14% do investimento publicitário são destinados à internet e apenas 16% dos internautas já clicaram alguma vez em um banner comercial.

- O ambiente html é péssimo para anunciar. A web foi construída por engenheiros, que não entendem de conteúdo e de comunicação. E nós, publicitários, editores de jornais, não entendíamos nada de tecnologia. E assim, estes dois mundos não conversam um com o outro.
O painel A volta do físico foi mediado pelo Diretor Geral Mercado Nacional do Grupo RBS, Cláudio Santos, e pela editora de Cultura de Cultura de Zero Hora, Cláudia Laitano.