Nova companhia atuará com investimentos nas áreas de mobile, e-commerce e mídia digital e tecnologia
O Grupo RBS lançou oficialmente nesta segunda-feira (8) a e.Bricks Digital, empresa de desenvolvimento de negócios digitais. A nova companhia surge a partir do braço de novos negócios do Grupo RBS, criado em 2011 com o objetivo de fortalecer a atuação da empresa no segmento.
A e.Bricks Digital, com sede em São Paulo, é uma companhia independente, pure player em digital, que desenvolve negócios com investimentos estratégicos, participando de empresas inovadoras, em estágio de alto crescimento, líderes em suas áreas de atuação e com empreendedores de excelência.
Já fazem parte do portfólio da e.Bricks Digital a Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos da América Latina; a Predicta, referência em tecnologia de mídia online; o Grupo.Mobi, maior empresa de mobile marketing e advertising do Brasil; Guia da Semana, ObaOba, Hagah, líderes em guias locais de entretenimento; Lets, a primeira marca fast fashion online do mercado brasileiro; e a Hi-Mídia, maior rede de mídia de performance do Brasil.
– A e.Bricks Digital é a realização de um projeto maduro e robusto do Grupo RBS no setor digital. Temos certeza de que estamos dando passos firmes para a construção de um ecossistema de empresas digitais único, criando a mais potente plataforma de negócios para o mercado brasileiro. A e.Bricks nasce para atuar em setores pautados por inovação e de forte crescimento, tendo de um lado a solidez e a reputação do Grupo RBS e, de outro, o know-how no mercado digital, aliado à grande capacidade de investimento e de gestão de excelência – afirma Eduardo Sirotsky Melzer, Presidente Executivo do Grupo RBS. – Queremos que a e.Bricks seja um ambiente relevante de negócios do mundo digital em que empreendedores, investidores e grupos vencedores possam desenvolver projetos que façam a diferença – reforça.
A marca da nova empresa foi apresentada ao mercado durante um evento que reuniu investidores, empreendedores, empresários, executivos e publicitários na na Casa Fasano, em São Paulo.
Estratégia de investimento
A e.Bricks Digital investe em empresas que estão em estágio de crescimento acelerado, com empreendedores de excelência e atuando em mercados de grande potencial de crescimento. São três principais setores: e-commerce segmentado, mobile e mídia digital e tecnologia. No centro da estratégia estão a tecnologia e a escalabilidade dos negócios. A empresa atua em um mercado potencial de R$ 66 bilhões de faturamento em 2015.
Colaborando com o crescimento das empresas com capital, planejamento estratégico, melhores práticas de governança e acesso aos melhores talentos do mercado, a e.Bricks Digital viabiliza assim mais velocidade no crescimento e capacidade para escalar de forma sustentável.
– A e.Bricks aposta na parceria entre executivos e empreendedores, com forte investimento em desenvolvimento de negócios acompanhado de profissionalização das práticas de gestão e governança – , diz Fabio Bruggioni, CEO da e.Bricks Digital. - Acreditamos na força de termos as melhores pessoas, tanto na e.Bricks quanto nas empresas do portfólio. A combinação de executivos e empreendedores com muita expertise em digital com a presença e a reputação do Grupo RBS no mercado brasileiro torna o nosso projeto único – completa Bruggioni.
Liderança da e.Bricks Digital
Em abril de 2011, o Grupo RBS nomeou Fabio Bruggioni CEO das suas operações digitais. Com extensa experiência em gestão, Bruggioni foi vice-presidente do grupo Telefônica (hoje Vivo) e, como CEO da e.Bricks Digital, tem entre seus desafios o fortalecimento do portfólio atual de negócios de mídia digital e tecnologia, e-commerce e mobile, além do desenvolvimento de novas oportunidades no mercado.
– Nossa indústria está apenas começando, e estamos trabalhando para construir um ecossistema favorável para o empreendedorismo digital, reunindo empresários, executivos, investidores, parceiros de negócios, anunciantes e empreendedores digitais para desenvolvermos juntos este novo mercado – diz Bruggioni.
À frente da diretoria de estratégia e desenvolvimento de negócios da e.Bricks Digital está Andiara Petterle. Referência no mercado e empreendedora em mídia digital, Andiara foi CEO do Grupo Bolsa de Mulher e, em 2011, aceitou o convite do Grupo RBS para integrar a equipe de desenvolvimento do novo braço digital da empresa. A executiva é responsável pela estratégia de desenvolvimento do portfólio atual e novos negócios. Teve passagem pelas Organizações Globo, pelo Starmedia e pelo Cadê.
Felipe Matsunaga, diretor de fusões e aquisições da e.Bricks, dedica-se ao mercado digital há mais de quatro anos e tem mais de dez anos de experiência com fusões e aquisições. Matsunaga atuou em grandes multinacionais, como Telefônica e Louis Dreyfus, executando ações de fusão e aquisição e planejamento estratégico. Parte da equipe da e.Bricks Digital desde abril de 2011, Matsunaga é o executivo-chave nos processos de identificação de empresas com negócios consolidados e com potencial para investimento.
Raphael Duailibi, diretor de portfólio, tem 13 anos de experiência nos mercados de telecom, internet e comunicações, em empresas como o Grupo Abril, a consultoria Yankee Group e Telefonica/Vivo. Liderou, no período, inúmeras áreas com operações complexas, incluindo vendas, call centers, logística, faturamento e planejamento. É formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e é executivo chave para o fortalecimento dos processos e operações das companhias.
Ricardo Hudson é CFO da e.Bricks Digital. Com 14 anos de experiência em cargos de liderança, Hudson acumula importantes passagens por empresas como Telefonica e Grupo Schinchariol. Na empresa, é responsável pela implementação da estratégia de práticas de governança e controles nas empresas investidas.
A marca
Precisão, alinhamento e encaixe. Estes foram os três elementos fundamentais definidos junto à Asia Branding para a concepção da marca da nova empresa do Grupo RBS. O nome e.Bricks Digital nasce inspirado nas peças-chave para a construção de estruturas sólidas – tijolos – que, ao se encaixarem, formam bases consistentes. A letra “e” compõe o nome para ratificar a essência 100% digital da companhia. Já as cores representam as frentes de negócio da e.Bricks Digital: mobile, e-commerce e mídia digital e tecnologia.
- O encaixe e a agilidade são componentes essenciais para a criação de uma base sólida. Ao olhar para a nova marca, vejo claramente nossa proposta de valor, pois cada peça encaixada cumpre seu papel. Esta é a representação perfeita da parceria que queremos estabelecer em todos os níveis e da crença que estamos construindo a mais forte plataforma de negócios do mercado digital brasileiro - explica Fabio Bruggioni.
Investidas
A força motriz dos negócios da e.Bricks Digital no Brasil é a estratégia de investimentos em empresas com DNA digital já consolidadas no mercado. Estão nos planos da empresa a aquisição de novas companhias e a expansão de sua atuação para outros países da América Latina.
As empresas que já fazem parte do portfólio da e.Bricks Digital são:
E-commerce segmentado
Wine.com.br
Uma das mais recentes investidas a fazer parte do portfólio da e.Bricks Digital – anúncio realizado em maio de 2012 –, a Wine.com.br é a maior operação de comércio eletrônico de vinhos da América Latina. Lançada em novembro de 2008, é líder em e-commerce e clube de vinhos, com taxa de crescimento anual de mais de 70%. Comandada pelo executivo Rogerio Salume, a companhia possui mais de dois mil rótulos de vinhos premium das principais vinícolas do mundo e conta com um modelo de assinatura, o ClubeW, com mais 13 mil sócios ativos, que recebem mensalmente uma WineBox com duas, quatro ou seis garrafas de vinhos selecionados pelo Sommelier Wine. A empresa aposta também no segmento de B2B. Os investimentos feitos pela empresa permitirão à Wine manter seu caminho rumo à expansão internacional, que prevê operações na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa.
Lets
O Lets, empresa parte do portfólio da e.Bricks Digital desde agosto de 2012, é uma marca pioneira em e-commerce pure player, com produtos de marca própria e multimarcas, que tem como objetivo oferecer as últimas tendências por meio de experiências de compra inteligente, com recursos intuitivos, estilo e qualidade. A marca brasileira de fast fashion online foi concebida a partir de um projeto desenvolvido pelas especialistas em e-commerce e moda Karen Sanchez e Paola Haidar, executivas à frente do Lets. A empresa tem uma equipe especializada em internet, e-commerce e moda, responsável por criar um ambiente digital customizado, com curadoria de estilistas e engajamento com as redes sociais, buscando um relacionamento próximo com o consumidor.
Mobile
Grupo.Mobi
Fundada em 2007 como .Mobi por Léo Xavier, Sergio Percope, João Carvalho e Flavia Biasotto, a empresa é o principal grupo de mobile marketing e mobile advertising da América Latina. A associação ao Grupo RBS permitiu intensificar as operações do Grupo.Mobi e consolidar o mercado de mobile marketing do país sobre seus pilares de atuação: soluções de plataforma, desenvolvimento sob demanda, mídia mobile, games e geração de conhecimento. O Grupo.Mobi reúne Aorta, FingerTips, Hands e Instituto Mobilize.
Mídia digital e tecnologia
Predicta
No mercado desde 1999, a Predicta é líder no Brasil e referência mundial em tecnologia para publicidade digital e marketing online. Comandada pelos fundadores Marcelo Marzola, Phillip Klien e Walter Silva, a empresa oferece soluções de alta tecnologia e serviços para gestão de presença online. Com plataformas em mais de 100 países, a Predicta é reconhecida no mercado pela inovação – foi eleita em 2012 pela “Fast Company” uma das dez mais inovadoras do Brasil. A empresa abrirá sua operação no Vale do Silício, polo tecnológico localizado nos Estados Unidos, ainda em 2012.
Guia da Semana + Oba Oba + Hagah
Lançado em novembro de 2003, o Guia da Semana é o principal guia de entretenimento do Brasil, com conteúdos sobre lazer, cultura e gastronomia em 21 cidades brasileiras.
O ObaOba é um dos principais portais de entretenimento focado no público jovem do país. É um guia completo de festas, baladas, bares, restaurantes, cinemas, motéis e shows nas principais regiões do Brasil. Tem mais de 20 mil estabelecimentos cadastrados.
O Hagah é o maior guia local de serviços da Região Sul, com uma audiência de mais de 3,3 milhões de visitantes únicos por mês. São mais de 1,4 milhão de estabelecimentos cadastrados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Conta também com guias temáticos, focados na recomendação de locais e serviços aos usuários.
Estão no comando das três companhias os executivos Henrique Moraes, ex-VP da Telefônica, e Antonio Coelho, ex-head de estratégia da Globo.com.
Hi-Mídia
Fundada em 2005, faz parte do portfólio da e.Bricks Digital desde maio de 2011. A Hi-Midia é especializada em venda de mídia online, com foco em segmentação e performance. Comandada por Julien Turri, CEO, e por Marcos Garcia, VP de marketing e vendas, é a maior rede de verticais do Brasil e tem mais de 14 mil parceiros de mídia de performance. A ad network atende a mais de 300 agências de publicidade no Brasil.