Munipédia ZH, lançada nesta sexta-feira (5), mostra como os prefeitos têm destinado recursos para saúde, educação e pessoal
Uma nova ferramenta lançada hoje por Zero Hora mostra como os prefeitos gaúchos têm destinado verbas para saúde, educação e pessoal nos dois últimos mandatos. As três áreas, somadas, costumam absorver a maior parte da despesa de uma prefeitura. Com o novo banco de dados, batizado como Munipédia ZH, é possível avaliar a evolução desses gastos em sete anos, relacionar com outras cidades e confrontar a média percentual de despesa nos primeiros anos do atual exercício com igual período do ano anterior. O objetivo é oferecer mais subsídios aos eleitores para o pleito deste domingo (7).
Em zerohora.com/zhdados é possível ainda ter uma visão global do Estado e ver os municípios que mais investiram em cada um dos itens. Eles estão mostrados por cores. Os tons mais escuros representam as maiores aplicações e os claros, as menores.
O novo serviço de ZH, fruto de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), é mais um aplicativo desenvolvido por ZH alimentado a partir de grande volume de dados. O chamado jornalismo em bancos de dados é uma tendência do jornalismo digital observada nos principais veículos de comunicação do mundo.