Programa especial será exibido após a novela Gabriela em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Joinville com os candidatos de cada cidade
A RBS TV SC realiza hoje (04), em seis cidades de Santa Catarina, após a novela Gabriela, o último confronto entre os concorrentes a prefeito antes das eleições do próximo domingo. Os debates serão realizados ao vivo nos estúdios das emissoras e terão a participação de mediadores da própria RBS TV.
A estrutura dos debates foi elaborada pelo matemático Oswald de Souza e garante que haja alternância entre os candidatos, que perguntam e respondem o mesmo número de vezes entre si, garantindo o equilíbrio do debate. A colocação dos candidatos nos cenários e a ordem das considerações finais já foram definidas por sorteio prévio.
Em todos os debates, os candidatos debaterão sobre temas pré-determinados, como saúde, educação, trânsito, segurança pública, lazer, emprego, entre outros, além de temas livres escolhidos pelos próprios candidatos.
Confira abaixo como funcionará o debate em cada cidade:
Blumenau, Florianópolis e Joinville, por terem quatro ou cinco candidatos, terão cinco blocos, totalizando cerca de uma hora e meia de discussões.
O primeiro e o terceiro blocos têm temas pré-determinados e serão sorteados na hora do debate. No segundo e quarto blocos os tema serão livres e os candidatos podem perguntar diretamente aos outros candidatos. O último bloco é reservado para considerações finais. Os candidatos têm tempos pré-definidos para pergunta, resposta, réplica e tréplica de acordo com o número de candidatos em cada cidade.
Blumenau – terá como mediador Joelson dos Santos e receberá os candidatos Ana Paula Lima (PT), Jean Kuhlmann (PSD), Napoleão Bernardes (PSDB) e Osni Wagner (PSOL).
Florianópolis – participam Angela Albino (PC do B), César Souza Júnior (PSD), Elson Manoel Pereira (PSOL) e Gean Loureiro (PMDB). O mediador será Mario Motta.
Joinville – Carlito Merss (PT), Kennedy Nunes (PSD), Leonel Camarão (PSOL), Marco Tebaldi (PSDB) e Udo Döhler (PMDB) irão debater, com a mediação de Rafael Custódio.
Lages, Chapecó e Criciúma, por terem dois ou três candidatos, terão três blocos de debates, totalizando cerca de uma hora.
O primeiro bloco será feito com temas pré-determinados e sorteados no momento do debate. O segundo bloco tem tema livre e os candidatos perguntam o que quiserem a seus oponentes. O terceiro é de considerações finais. Os candidatos também têm tempos determinados para pergunta, resposta, réplica ou tréplica, que varia de acordo com o número de candidatos em cada cidade.
Chapecó – Fabian Londero será o mediador do debate entre José Claudio Caramori (PSD) e Pedro Uczai (PT).
Criciúma – Raphael Faraco será o mediador entre Clésio Salvaro (PSDB), Romanna Remor (PMDB) e Odelondes de Souza (PSOL).
Lages – Renato Igor mediará o debate entre os candidatos Elizeu Mattos (PMDB) e Antônio Ceron (PSD).
Na internet, portais do Grupo RBS irão cobrir e comentar os debates ao vivo. O debate de Florianópolis será transmitido ao vivo pelo G1 SC, que também terá reportagens e galeria de fotos antes, durante e após o evento. Nas outras cidades, um esquema especial de reportagem foi montado para cobrir o debate.
No Diário Catarinense o Twitter e o Facebook serão alimentados com as principais informações durante o debate. Em Blumenau, o Jornal de Santa Catarina fará comentários ao vivo pelo Twitter, haverá matérias no site e postagens no Facebook.
Veículos que tiverem interesse em se credenciar para acompanhar os debates devem enviar e-mail até as 16h de hoje para felipe.alves@gruporbs.com.br. O profissional deve enviar nome completo, identidade, região, veículo/profissão, placa do automóvel e telefone.