Monday, 13 de August de 2012

RBS TV exibe série de reportagens especiais sobre as eleições 2012 em SC

O Jornal do Almoço exibe a partir desta segunda-feira (13) uma série de reportagens que mostrará como funciona o governo municipal e o que todo cidadão deve saber antes de votar

O Jornal do Almoço exibe a partir desta segunda-feira (13) uma série de reportagens que mostrará como funciona o governo municipal e o que todo cidadão deve saber antes de votar

A dois meses das eleições municipais, uma série de reportagens especiais detalha o que todo cidadão precisa saber para fazer a melhor escolha diante das urnas.  Na RBS TV, o Jornal do Almoço exibe, a partir desta segunda-feira (13), 15 matérias sobre temas essenciais como saúde, educação, transporte, trânsito, segurança pública, orçamento municipal e a influência dos prefeitos e dos vereadores no desenvolvimento das cidades.

A reportagem de estreia destaca o papel do prefeito, a sua relação com a Câmara de Vereadores, as questões éticas e irregularidades que podem fazê-lo perder o cargo. A equipe de jornalismo da RBS TV também visitou dois municípios prestes a eleger prefeitos e vereadores pela primeira vez. Os temas das reportagens são pré-definidos pela Rede Globo para afiliadas do país inteiro, e todos os textos passam pela avaliação da Editoria de Projetos Especiais da TV Globo.

“Tendo a exata noção do papel do município nas diferentes áreas, o eleitor estará mais preparado para analisar as propostas dos candidatos. Com isso, reforçaremos a importância do voto consciente”, argumenta a repórter Sônia Campos, que junto com o repórter cinematográfico Gito Rossi viaja pelo Estado para mostrar na prática o funcionamento das prefeituras e o poder do eleitor.

Quando soube da série, Sonia Campos mergulhou no assunto. A formação e a trajetória profissional a credenciam. Jornalista há 12 anos, cinco deles como repórter da RBS TV e apresentadora da TVCOM, Sonia cursou Master em Ciência Política na Itália. De volta ao Brasil, trabalhou na assessoria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Lá acompanhou os bastidores das últimas eleições gerais.

“Acho o sistema eleitoral brasileiro fantástico se comparado com outros países e destaco a questão do cadastro eleitoral, as urnas eletrônicas e biométrica. É claro que temos distorções, como a compra de votos e as propagandas eleitorais irregulares, mas acho que essas são questões culturais e que somente com educação iremos saná-las. E, nesse sentido, a série de reportagens do Jornal do Almoço tem muito a contribuir”, avalia Sonia.

Com produção e edição de Sarah Castro, Ana Carolina Bossle e Thalita Franzoni e coordenação de Lígia Gastaldi, a série terminará no dia 31 de agosto.