Tuesday, 31 de July de 2012

Rei Vindica, o boneco cidadão do jornal Pioneiro, completa um ano de atuação

Personagem conseguiu que a prefeitura resolvesse 31 de 53 reclamações feitas por leitores de Caxias do Sul

Personagem conseguiu que a prefeitura resolvesse 31 de 53 reclamações feitas por leitores de Caxias do Sul


O Rei Vindica, um personagem criado pelo Pioneiro devido às inúmeras reclamações de problemas com infraestrutura e serviços públicos recebidas diariamente pela redação do jornal, completou um ano de atuação nesta terça-feira (31). Para celebrar a data e informar aos leitores o balanço de conquistas do Rei, considerado um porta-voz da comunidade, o Pioneiro publicou uma história em quadrinhos na reportagem especial do jornal.


– Os principais momentos do Rei estão retratados nessa história, inclusive o convite para que ele participasse do aniversário de um buraco – conta o repórter Róger Ruffato, que produz as matérias com o boneco desde o início do projeto.

O principal critério para pedir a ajuda do Rei é ter registrado um pedido de conserto na prefeitura, anotado o número do protocolo e o prazo dado pela Secretaria de Obras não ter sido cumprido. Em um ano, o Rei foi parceiro dos caxienses em 53 reclamações. Desse total, 31 foram atendidas pela prefeitura, três estão em andamento e 19 aguardam por uma posição.

O boneco também esteve na Secretaria de Obras, no ano passado. Ele foi criado em julho de 2011, a pedido do jornal, pelos artistas plásticos Marcos Leal e Dio Gonçalves a partir de material reciclado.