Paolino Bucca, Giuseppe Conti e Giovanni Di Santo são os entrevistados do último capítulo da série, exibida neste sábado no Momento Temperado, exibido na TVCOM SC.
Fazer manobras acrobáticas com massa de pizza é coisa séria para três renomados pizzaiolos italianos. Campeões na técnica que não permite o uso de rolo na abertura da massa, Paolino Bucca, Giuseppe Conti e Giovanni Di Santo são os entrevistados do último capítulo da série Expedição de Sabor Sicília, exibida pelo Momento Temperado, da TVCOM. Produzida e editada por Fernando Mansur, que apresenta e comanda o programa, a série inclui 25 reportagens. Quase todas trazem depoimentos em dialeto siciliano, traduzidos para o português. Só a dublagem exigiu mais de 100 horas de trabalho no estúdio.
Mansur conta que as gravações pelo sul da Itália renderam momentos marcantes, como a visita ao Sítio Arqueológico em Taormina, que preserva a arquitetura Grega e Romana. “A produção da ricota de cabra, a colheita de azeitonas e o aprendizado com o chef do Slow Food, Carmelo Duce, do restaurante Il Girasole, foram reportagens engrandecedoras. Mas o depoimento da matriarca que sobreviveu à fome durante a Segunda Grande Guerra foi o que mais me tocou o coração”, relembra o jornalista.
A expedição pela Sicília foi planejada ao longo de um ano, com a ajuda do campeão mundial em pizza acrobática Paulino Bucca, um dos entrevistados de hoje. Quando o pizzaiolo morava em Florianópolis, Fernando Mansur se interessou pela técnica de confecção da pizza Sana Italiana. O apresentador explica que “o grande diferencial, além da manipulação certa dos tipos de fermento, é a fermentação da massa a frio”, o que pode durar dez dias. Usar rolo está proibido. Só se usa as mãos para abrir a massa, com aqueles movimentos que vemos em filmes.
Com Paolino, que agora mora perto de Milão e realiza cursos concorridos na Europa, Mansur conheceu grandes mestres desse movimento e chegou a ser jurado da final do Campeonato Mundial de Pizza Sana. O jornalista decidiu por a mão na massa. “Cheguei a criar um novo sabor de pizza, hoje replicada em algumas pizzerias do norte da Itália, a Fernando, ou Fernandina. É uma pizza bianca, com creme de tartufo, gorgonzola, abobrinha e funghi”, revela. A receita entrou também para o cardápio de uma pizzaria da Ilha.
Delícia de Ilha - Além dos três pizzaiolos italianos, o Momento Temperado de hoje entrevista o jornalista e escritor Raul Caldas Filho, ex-colaborador do Diário Catarinense e autor de “Oh, que delícia de Ilha!”, ABC do Manezinho e outras obras relacionadas a Florianópolis. Caldas Filho recorda a riqueza cultural do antigo centro da Capital, que vem sendo esquecida em função do crescimento desordenado da cidade.
Parque do Vinho - Fernando Mansur conversa também com o vitivinicultor Rinaldo Dal Pizzol, um dos responsável pela criação de um parque temático de vinho na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. O projeto Vinhedo do Mundo possui 164 variedades de uvas de 22 países e a meta é chegar a 500 tipos, de várias partes do planeta. Além de atrativo turístico, o Vinhedo do Mundo será fonte de estudo e terá como missão gerar um vinho para fins beneficentes, resultado da união de todas as variedades.
Saiba mais no Momento Temperado, que começa às 22h, neste sábado (28).