Plataforma jovem do Grupo RBS recebe novo projeto gráfico e editorial, que poderá ser conferido já na edição de junho da revista
O Kzuka, plataforma jovem do Grupo RBS e uma das maiores do país, ganha nova marca em junho. Criada pela agência Dez Propaganda, de Porto Alegre, a logo representa a renovação que chega aos veículos da plataforma a partir deste mês, com a reformulação dos projetos gráfico e editorial da revista Kzuka, dos cadernos encartados nos jornais do Grupo RBS e do portal na internet. O objetivo é aumentar ainda mais o contato com o público final –jovens estudantes da classe AB –, que também se beneficiam de promoções, produções de vídeos para internet e TV, eventos e toda a interatividade da marca Kzuka.
As novidades serão vistas em primeira mão na revista Kzuka, distribuída gratuitamente em escolas da rede particular de ensino em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis, assim como em pontos alternativos das cidades, considerados estratégicos pela alta frequência do público consumidor. “O jovem é o assunto principal do Kzuka, além de ser quem produz e quem consome as informações. Com essa reformulação, esperamos chegar ainda mais perto desse público que tem fome de novidade”, diz Fernando Tornaim, diretor do Kzuka.
O novo projeto gráfico foi criado pelo designer Miguel Sanches, aproximando-se ainda mais do público final da revista. Com o novo layout, a revista fica mais moderna e alinhada com o estilo dos jovens de hoje. A publicação é bastante visual, com destaque para fotos e ilustrações. Ao mesmo tempo, buscou-se uma maior limpeza gráfica, para que a revista atraia jovens de ambos os sexos.
Na área editorial, temas atuais são tratados de forma séria, mas compreensível para os jovens. Os reportagens abordam o que os jovens falam na escola, no recreio e nas redes sociais - assuntos do ambiente restrito aos jovens de cada uma das regiões atingidas pela plataforma, e tratadas nas edições regionais. Por outro lado, o conteúdo nacional ganha mais espaço e mais relevância, abordando temas muitas vezes polêmicos, mas com a linguagem que os jovens entendem e usam para se comunicar.
O mesmo projeto gráfico e editorial será aplicado nos cadernos Kzuka encartados em todos veículos impressos do Grupo RBS: Zero Hora, Pioneiro e Diário de Santa Maria (RS); e Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina (SC).
A reformulação incluiu uma atualização da própria marca do Kzuka, realizada pela agência Dez Propaganda, de Porto Alegre. Uma marca mais mutante, mais flexível e ainda mais alinhada com a forma com que os jovem se comunicam e percebem os símbolos ligados ao seu universo. A Dez assina também a campanha publicitária, que apresentará o produto renovado aos leitores dos veículos do grupo RBS.
História
O Kzuka nasceu da ideia de um jovem de 18 anos: fazer uma revista para e sobre os seus amigos. Hoje, Fernando Tornaim é o diretor da empresa, que foi comprada pela RBS e se transformou na principal plataforma de comunicação voltada ao público jovem da empresa. O público alvo é formado por jovens de 13 a 18 anos, de classe A e B+ e de ambos os sexos. A revista impressa é distribuída em escolas particulares e em pontos estratégicos das cidades. Na internet, o portal (www.kzuka.com.br) é dividido entre conteúdo único para todo o Brasil e áreas específicas para cada praça. Ele abriga reportagens, blogs, programas de TV e vídeos, fóruns, promoções e muita interatividade. O Kzuka também promove ações de mídia, no media, além de shows e festas. Com a revista e o portal, o Kzuka forma uma rede que envolve de maneira completa e efetiva a marca do cliente com o seu target.