Reportagem desta sexta-feira (04) aborda o impacto da atividade física na qualidade de vida das pessoas
Santa Catarina é exemplo positivo no mapa nacional do sedentarismo. Florianópolis, que já era famosa como destino turístico e pela qualidade de vida, ganha destaque no Globo Repórter desta sexta-feira (04) como a capital brasileira campeã em atividade física. A cidade também mostra um caminho para quem desanima e deixa de se exercitar regularmente.
Uma pesquisa coordenada pelo cardiologista Tales de Carvalho na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aponta uma alternativa que alia movimento e prazer: a dança. Quando o coração acelera na medida certa, ela ganha efeito de atividade física. Outra novidade é a eficácia dos exercícios para quem tem disfunção sexual. A reportagem explica que os benefícios são enormes: 80% das pessoas que participaram do estudo na Udesc disseram que a vida sexual melhorou.
Pela segunda vez no ano, estudos realizados por universidades catarinenses repercutem no Globo Repórter.
- Isso mostra a importância e a seriedade das pesquisas realizadas pela Udesc e pela Universidade Federal de Santa Catarina, que desenvolveu a pesquisa sobre erva mate divulgada pelo programa em março - lembra a produtora e editora da reportagem desta sexta-feira (04) e coordenadora do atendimento à Globo na RBS TV SC, Margarida Santi.
É um dos motivos, mas não o único, para a participação recorde da emissora no Globo Repórter. Margarida lembra que a qualidade das reportagens é fundamental para a confiança que o Globo Repórter tem no trabalho da equipe. Personagens fortes e assuntos relevantes são o diferencial.
- Vejo um grande esforço de Santa Catarina e da equipe local em fortalecer a rede nacional. E isso tem sido bem recebido lá - avalia o diretor de jornalismo da RBS TV SC, Eurico Meira.
A reportagem de Kíria Meurer mostra o quê incentiva moradores de Florianópolis a saírem do sofá. A orla e regiões planas são vantagens, na avaliação do Ministério da Saúde, que fez um estudo nacional. A pesquisa também concluiu que espaços públicos de fácil acesso podem tornar as pessoas mais ativas.
O Globo Repórter traz ainda outras sete reportagens, de quatro regiões do país: destaca iniciativas gratuitas, mostra que frevo gasta mais caloria que corrida, visita uma cidade que trocou carro e moto por bicicletas e revela os benefícios das atividades físicas para gestantes, para crianças em aprendizado e também no combate à depressão.
No mês de abril, programa Globo Repórter registrou a melhor média em índices de audiência e participação do ano na Grande Florianópolis: 26,8 pontos de audiência e 57% de participação. Os índices de audiência e participação de Abril são 7,9 vezes maiores que os índices da segunda emissora colocada, mostrando a preferência do público pela RBS TV na faixa horária em que o programa vai ao ar. Durante o mês de abril mais de 235 mil telespectadores em média acompanharam o Globo Repórter.
O programa começa logo depois da novela Avenida Brasil, às 22h25min, pela RBS TV.
FONTE: PESQUISA IBOPE. SOFTWARE MEDIA WORKSTATION PREMIUM. AUDIÊNCIA (RAT%) E PARTICIPAÇÃO DE AUDIÊNCIA (SHR%). GRANDE FLORIANÓPOLIS. UNIVERSO DOMICILIAR. TABELA DE PROGRAMAÇÃO: GLOBO REPORTER. RBS TV. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA: EMIS. B. JANEIRO A ABRIL DE 2012. VALORES ARREDONDADOS EM UMA CASA DECIMAL. TLE.
FONTE: PESQUISA IBOPE. SOFTWARE MEDIA WORKSTATION PREMIUM. REACH (RCH%). GRANDE FLORIANÓPOLIS. UNIVERSO INDIVIDUAL. TABELA DE PROGRAMAÇÃO: GLOBO REPORTER. RBS TV. ABRIL DE 2012. PROJEÇÃO DA RBS TV PARA A ÁREA DE COBERTURA DA RBS TV FLORIANÓPOLIS. TLE.