Wednesday, 2 de May de 2012

Floripa Te Quero Bem aponta problemas da segurança pública em Florianópolis

Comitê consultivo do projeto formado por cerca de 30 entidades terá terceira reunião temática nesta quarta-feira (2)

Comitê consultivo do projeto formado por cerca de 30 entidades terá terceira reunião temática nesta quarta-feira (2)

Problemas relacionados à falta de segurança em Florianópolis e região metropolitana são o tema do terceiro encontro temático do comitê consultivo do movimento Floripa Te Quero Bem, que será realizado nesta quarta-feira (2).

Depois de apontar os principais entraves da saúde e educação na cidade, a terceira reunião abordará a segurança pública, tema que tem preocupado cada vez mais a população da Capital catarinense.

Com base em indicadores da cidade, os participantes do comitê discutirão temas como a vulnerabilidade social, acidentes de trânsito, homicídios, segurança climática, violência, atos de crimes contra pessoas e patrimônios privados e a estrutura de segurança de Florianópolis.

Ainda que Florianópolis seja uma das capitais mais seguras do país, ficando em 25º no ranking das 27 capitais brasileiras ordenadas conforme suas taxas de homicídio em 2008, de acordo com o Mapa da Violência 2011, o número de estupros na cidade cresceu 176% de 2008 para 2010, os roubos subiram 78% e houve um aumento de 450% em receptações (ato de adquirir ou transportar objetos que se sabe serem produtos de crime).

Até junho deste ano, o Floripa Te Quero Bem fará diversas campanhas para incentivar a população a discutir os problemas de Florianópolis, se conscientizar dos problemas e se engajar em movimentos a favor da cidade.

O comitê consultivo é formado por representantes de entidades de classes sociais, associações, ONGs e universidades de Florianópolis. As próximas duas reuniões do comitê no mês de maio irão abordar a mobilidade urbana e o planejamento urbano da cidade. O último encontro, a ser realizado em 13 de junho, finalizará esta etapa do movimento para a criação de um documento, chamado de Subsídios para a Construção do Plano de Metas para Florianópolis, que será entregue aos candidatos a prefeitos da cidade em julho.

Além da parte técnica do movimento, o Floripa Te Quero Bem também conta com a participação do público. Qualquer pessoa ou instituição pode enviar projetos, sugestões e ideias para encontrar soluções para os problemas de Florianópolis. Para isso, o internauta pode acessar o site do projeto (www.floripatequerobem.com.br) ou a fanpage no Facebook (www.facebook.com.br/floripatequerobem).

O projeto é uma realização do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), Instituto Guga Kuerten (IGK), Instituto Padre Vilson Groh (IVG) e Diário Catarinense.