Friday, 13 de April de 2012

Presidente do Grupo RBS recebe Prêmio Liberdade de Imprensa

Nelson Sirotsky será agraciado com homenagem durante a abertura do 25º Fórum da Liberdade nesta segunda-feira, em Porto Alegre

Nelson Sirotsky será agraciado com homenagem durante a abertura do 25º Fórum da Liberdade nesta segunda-feira (16), em Porto Alegre

O presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, receberá o Prêmio Liberdade de Imprensa durante a solenidade de abertura do 25º Fórum da Liberdade a partir das 18h30 desta segunda-feira (16), na PUCRS, em Porto Alegre. A homenagem é conferida aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa no Brasil e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico.

– Recebo esse prêmio como uma homenagem ao Grupo RBS e como um  importante reconhecimento ao exercício permanente de liberdade de imprensa e de expressão feito com responsabilidade pelos profissionais e pelos veículos da empresa – diz Nelson Sirotsky.

Ao ser homenageado, o presidente do Grupo RBS deverá reafirmar o compromisso do jornalismo com a verdade, a ética e a transparência. Para ele, o Brasil vive em plena liberdade de expressão, mas ainda sofre algumas eventuais tentativas de controle da imprensa.

– Iniciativas como os Conselhos de Comunicação e projetos legislativos feitos com a intenção de controlar a mídia, além de decisões da Justiça que provocam censura, nos preocupam. Somente o público, pelo processo de livre escolha, tem o direito de controlar a informação – afirma.

Nelson avalia que a autorregulamentação jornalística e os códigos de ética são instrumentos mais eficientes para praticar a liberdade de expressão. A exemplo do Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística da RBS, que dá transparência e orienta a conduta dos profissionais que atuam nos veículos do grupo.

Para celebrar os 25 anos do Fórum da Liberdade e promover o debate sobre o Brasil e o mundo que queremos daqui a 25 anos, o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) organiza o 25º Fórum da Liberdade com o tema "2037: que Brasil será o seu?". A discussão será aberta com o CEO da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, o consultor Vicente Falconi, o executivo Roger Agnelli e o empresário Guilherme Paulus, debatedores do primeiro painel do evento, a ser realizado às 19h30 desta segunda-feira (16). Empreendedores que Fazem o Futuro, Portas de Acesso à Prosperidade, Lições do Mundo para o Brasil, Corrupção e Desafios da Democracia Brasileira, Educação: Obedecer, Pensar ou Criar? e Drogas, Violência e Liberdade são as temáticas dos sete painéis que serão apresentados por 23 palestrantes e debatedores.

O evento será realizado no prédio 41 da PUCRS e se estende até a terça-feira (17). A solenidade de abertura será transmitida pela TVCOM RS, assim como alguns painéis do fórum.

Prêmio Liberdade de Imprensa

Em 2011, a agraciada foi a blogueira cubana Yoani Sánchez, que não pode comparecer ao evento para receber a premiação porque é impedida pelo governo de Cuba de sair do seu país.

Fórum da Liberdade

O Fórum da Liberdade, idealizado e organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), consolidou-se, ao longo de 24 edições, como um dos maiores eventos de debate de ideias das Américas. Analisando questões sociais, políticas e econômicas, busca um amplo embate de opiniões e a proposição de alternativas e sugestões para uma sociedade mais livre e próspera. Assim, forjado na crença de uma nação plural e livre, o Fórum da Liberdade é uma iniciativa que fomenta a cultura e a educação em nosso país. Mais informações no site: http://www.forumdaliberdade.com.br/fl25/


Inscrições

As inscrições para o 25º Fórum da Liberdade podem ser realizadas somente pela internet, no site http://www.inscricaobr.com/f5/?evento=14, e devem ser feitas até o domingo (15), às 18h. O ingresso é válido para os dois dias do encontro, 16 e 17 de abril. Estudantes têm direito à meia-entrada, mediante comprovação do vínculo estudantil na retirada dos materiais, no local.