Ações populares e encontro entre entidades marcam o início da nova etapa do movimento
A tarde de ontem foi decisiva para a nova etapa do movimento Floripa Te Quero Bem. A primeira reunião do Comitê Consultivo do projeto serviu para apresentar os principais objetivos do movimento e traçar as formas de trabalho. O grupo contou com cerca de 30 pessoas e entidades que, durante os próximos meses, irão formular propostas e analisar projetos para o novo prefeito, com base em cinco temas: saúde, educação, mobilidade urbana, planejamento urbano e segurança pública.
Em parceria com o Grupo RBS, e assinado pelo Diário Catarinense, o movimento conta com participação do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), do Instituto Guga Kuerten (IGK) e do Instituto Padre Vilson Groh (IVG). Serão analisados até junho projetos novos e já existentes para a criação de um documento que será chamado de Subsídios para a Construção do Plano de Metas para Florianópolis, que será entregue aos candidatos a prefeitos da cidade em julho. A pauta de ontem foi técnica, para apresentar os principais pontos e propostas do movimento e, nos próximos meses, os integrantes irão debater os cinco temas isoladamente em cada reunião. Em abril serão discutidos projetos ligados à saúde e à educação.
Além da parte técnica do movimento, o Floripa Te Quero Bem também contará com a participação do público. Qualquer pessoa pode enviar projetos, sugestões e ideias para encontrar soluções para os problemas de Florianópolis. Para isso, o internauta pode acessar o site do projeto (www.floripatequerobem.com.br) ou a fanpage no Facebook (www.facebook.com.br/floripatequerobem).
Para uma maior aproximação e envolvimento com os cidadãos, durante todo o projeto serão feitas ações de mobilização popular. A primeira será nesta sexta-feira (23), no aniversário de 286 anos de Florianópolis, no Parque de Coqueiros. Das 10h às 14h, quem passar pelo local receberá adesivos do Floripa Te Quero Bem, incentivando a população a aderir ao movimento. No dia seguinte, sábado (24), haverá outra ação de distribuição de adesivos, na Avenida Beira-Mar Norte.
A partir desta sexta-feira (23), já estarão no ar as campanhas publicitárias do movimento. Haverá divulgação de VTs na televisão, spots para rádios, e anúncios em jornal impresso e online da RBS.
O PROJETO
O Floripa Te Quero Bem surgiu em novembro de 2011, um mês após uma entrevista de Gustavo Kuerten ao jornal Diário Catarinense, em que o ex-tenista levantou a possibilidade de deixar Florianópolis por conta de problemas com a falta de segurança pública, corrupção, saúde, entre outros. A iniciativa teve início com uma edição do Painel RBS no ano passado, que reuniu especialistas dos temas pautados, jornalistas e autoridades para debater o futuro da Capital catarinense.
O movimento multimídia abraça ideias e esforços para transformar Florianópolis em um lugar ainda melhor para viver, reunindo projetos e soluções para os desafios que Florianópolis e região têm enfrentado. O projeto conta com a participação dos veículos do Grupo RBS e é liderado pelo Diário Catarinense.