Vice-presidente do STF participou do lançamento do Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS
No último Painel RBS de 2011, realizado na sede do Grupo RBS em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (9), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu a liberdade de expressão e a transparência pública.
- Qual a justificativa para relativizar a liberdade de imprensa? Só uma: censura prévia – apontou o ministro.
Na defesa da liberdade de imprensa e de expressão, Ayres Britto disse que “só o público tem o direito de controlar a informação”. Afirmou, ainda, que não deve haver mediação entre a imprensa e o público.
- O interesse público é a plenitude da liberdade de imprensa – afirmou Ayres Britto durante o Painel.
Com mediação de Carolina Bahia, a entrevista foi feita pelos colunistas de política do Grupo RBS Rosane de Oliveira e Moacir Pereira. O presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, abriu o programa, dando as boas-vindas às autoridades de poderes e entidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de vice-presidentes, diretores e gerentes da RBS.
Entre as autoridades, estiveram presentes o governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde, o presidente da Assembleia Legislativa de SC, Gelson Merisio, o procurador-geral de Justiça do RS, Eduardo de Lima Veiga, a defensora pública-geral do RS, Jussara Acosta, e ainda Vera Spolidoro, representando o governador do RS, Tarso Genro, e Tulio de Oliveira Martins, representando o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Leo Lima. Convidados puderam questionar o ministro sobre o tema.
- Este guia é um contrato de transparência da empresa com os seus públicos, sejam leitores, telespectadores, ouvintes ou usuários de nossos serviços nas novas plataformas digitais. Entendemos que ninguém, a não ser o próprio público pelo livre processo de escolha, tem direito de controlar a informação – afirmou na abertura do evento o presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.
O evento marcou o lançamento do Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS, um conjunto de orientações para servir de referência aos profissionais da área editorial da empresa com o objetivo de assegurar ao público informação independente e transparente e pluralidade de opiniões. O conteúdo completo do guia já está disponível no site do Grupo RBS.
Com duração de uma hora e meia, o programa foi transmitido ao vivo pela CBN Diário (740 AM, na Grande Florianópolis), Rádio Gaúcha (93.7 FM e 600 AM), TVCOM e pelo site www.painelrbs.com.br, onde segue disponível na íntegra.