Concurso e site especial em zerohora.com marcam as quatro décadas do colunista em ZH
No dia 17 de novembro de 1971, há quase 40 anos, Paulo Sant’Ana estreava em Zero Hora. Em preparação ao aniversário de quatro décadas de carreira no jornal, que ocorrerá no próximo mês, o site do jornal lança um hotsite em homenagem ao colunista mais lido do Rio Grande do Sul. A página especial (http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_paulo_santana/index.html) contém linha do tempo, frases marcantes, músicas preferidas, vídeos e quiz sobre o colunista.
A linha do tempo lembra os principais momentos e fatos históricos vivenciados por Sant’Ana, entre eles o furto de cigarros do caixão de Mario Quintana (relatado em crônica), em 1994; a participação na revista americana Newsweek ao relatar a experiência com o Viagra, em 1998; e quando decidiu encarar a atividade de carroceiro por algumas horas, em 2008, para mostrar ao telespectador do Jornal do Almoço a difícil tarefa enfrentada diariamente por estes trabalhadores.
O internauta poderá recordar opiniões de Sant’Ana sobre assuntos variados que vão de política a comportamento, do futebol às relações humanas. "Escrevo sobre tudo o que interessa à condição humana", costuma dizer. Em uma nuvem de palavras, é possível selecionar os links “homem”, “tempo”, “vida”, “amigos”, “amor”, “ciúme”, “mulher”, “solidão”, “coração”, “destino”, “mundo” e conferir frases marcantes do colunista.
Também no site, estão disponíveis as cinco canções favoritas de Sant’Ana: “As rosas não falam”, de Cartola; “Cadeira Vazia”, de Francisco Alves; “Poder da criação”, de João Nogueira; “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa; e “Um Homem Chamado Alfredo”, de Vinicius de Moraes e Toquinho. Além disso, o internauta tem acesso a um vídeo de Sant’Ana explicando a diferença entre ele próprio e seu alterego, Pablo. Após conferir todas as informações, o usuário é convidado a responder um Quiz para medir seus conhecimentos sobre o comunicador recordista de recebimento de cartas e e-mails.
Concurso Cultural “viver um dia de Paulo Sant’Ana”
Ainda em comemoração ao aniversário de 40 anos de carreira do colunista, Zero Hora promove um concurso cultural que oferecerá ao leitor a possibilidade de “viver um dia de Paulo Sant’Ana”. Com o aval do colunista, será dado a um estudante de Ensino Médio ou universitário a oportunidade de publicar um texto na coluna da penúltima página do jornal.
Os 10 finalistas terão seus textos publicados no Blog do Editor, e o grande vencedor verá a sua crônica ocupando o espaço do cronista na edição impressa do jornal, com um comentário do próprio. O vencedor também poderá visitar a Redação de ZH para conhecer seu ídolo e poderá assistir suas participações em outros veículos do Grupo RBS. Leia o regulamento e envie um texto de 2.600 caracteres até o dia 5 de novembro.
Paulo Sant’Ana
Há quatro décadas em Zero Hora, é o colunista mais lido do Estado. Escreve diariamente na penúltima página do jornal sobre temas variados que vão da política ao comportamento, do futebol às relações humanas. Sant'Ana mantém total sintonia com os leitores e é recordista no recebimento de cartas e e-mails sobre a sua coluna.