Fábio Almeida apresentará seu trabalho durante conferência que vai até o dia 5 de setembro em Guayaquil, no Equador
O repórter da RBS TV Fábio Almeida participará como convidado da 3ª Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpin). O evento, que começa hoje (2) e vai até segunda-feira (5), em Guayaquil, no Equador, reunirá jornalistas de vários países para discutir reportagens investigativas.
A RBS TV vai apresentar a série "Fronteiras Abertas", exibida no RBS Notícias entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2011. Durante 11 dias, o repórter Fábio Almeida, o cinegrafista Giancarlo Barzi e o motorista Leonardo Silva fizeram alguns dos trajetos usados pelos contrabandistas que saem da Argentina e do Uruguai, percorrendo os mais de 1,7 mil quilômetros da fronteira gaúcha. O trabalho mostrou que, sem obstáculos e com pouco controle, veículos de todos os tipos trafegam livremente entre os países, tornando a fronteira um ambiente favorável à prática de crimes.
A caminhonete da RBS TV usada na série rodou, nestes 11 dias, 3.389 quilômetros e, durante o trajeto, a equipe não deparou com nenhum veículo da Polícia Federal ou Brigada Militar nem foi abordada fora das aduanas. A série foi idealizada pelo apresentador e editor do RBS Notícias, Elói Zorzetto, e editada e finalizada pelos editores Daniella Poli, Cláudio Lacerda e Everton Corrêa.
No evento, entre os temas em debate, serão abordados fraudes em negócios, fraudes contra o patrimônio e contra o Estado, informações obtidas de forma ilegal e investigação em zonas de fronteira. Almeida foi convidado para participar pelo Instituto Prensa y Sociedad (Ipys), do Peru. O Colpin reunirá mais de 80 jornalistas de vários países que vão apresentar reportagens investigativas publicadas em jornal, rádio, televisão e internet.