Thursday, 4 de August de 2011

Série sobre cinquentenário da Legalidade estreia neste sábado na RBS TV

Dois documentários vão recontar este episódio da história política brasileira que teve início no Estado

Dois documentários vão recontar este importante episódio da história política brasileira que teve início no Rio Grande do Sul

O Núcleo de Especiais da RBS TV apresenta neste sábado (6), após o Jornal do Almoço, em Curtas Gaúchos, o primeiro documentário da série “Legalidade – 50 Anos”, com depoimentos e imagens do movimento popular que começou no Palácio Piratini em Porto Alegre e se espalhou pelo Brasil. Como destaque, o programa traz um depoimento exclusivo, gravado há dez anos, do líder do movimento e ex-governador do Estado, Leonel Brizola. O segundo documentário será exibido no sábado seguinte (13), no mesmo horário.

Faz 50 anos que um movimento, que começou em Porto Alegre (RS), parou o Brasil. Foram duas semanas de apreensão, manifestações em todo o Estado, mal-entendidos, atos de repressão e censura à imprensa, principalmente no Rio e em São Paulo. A Campanha da Legalidade, comandada por Leonel Brizola, foi um episódio da história política brasileira que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros à presidência do Brasil, em 1961. Muitos defendiam a manutenção da ordem jurídica – que previa a posse do vice-presidente João Goulart –, enquanto outros queriam o impedimento da posse do vice e a convocação de novas eleições. No Rio Grande do Sul, foi criada a Cadeia da Legalidade, uma rede de emissoras que transmitia boletins e pronunciamentos a favor da posse de Jango.

Além de Brizola, a série, dirigida por Beto Souza, tem depoimentos de personalidades como Moacyr Scliar, Flávio Alcaraz Gomes, Odilon Lopes, Carlos Bastos, Índio Vargas, Emílio Neme, Ivete Brandalise, Milton Mattos, Lauro Hagemann, Pedro Américo Leal, Nei Calixto e Paulo Cesar Pereio, autor do Hino da Legalidade junto com a poeta Lara de Lemos. O roteiro é de Carlos Urbim, com fotografia de Joel Sagardia. A reedição do programa original foi feita por William Mayer e Rodrigo Conte.

Assista ao trailer. Mais informações em www.rbstv.com.br/legalidade.