Monday, 25 de July de 2011

Jornais batem recorde de circulação no primeiro semestre

Indústria nacional registrou maior média diária de exemplares vendidos em 50 anos

Indústria nacional registrou maior média diária de exemplares vendidos em 50 anos

A indústria de jornais registrou crescimento de 4,2% na circulação média dos jornais no Brasil no primeiro semestre ante igual período de 2010. Segundo os números do Instituto Verificador de Circulação (IVC), responsável pela auditoria de jornais e revistas no país, a média foi de 4.435.581 exemplares vendidos por dia – um recorde dos últimos 50 anos, quando teve início o levantamento do instituto.

No Rio Grande do Sul, o jornal Zero Hora, líder em circulação – 187.022 exemplares pagos em junho -, cresce de forma contínua há 17 meses na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em junho, o jornal cresceu 2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e 1,4% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O Diário Gaúcho, segundo em circulação no Estado – média de 168.782 exemplares em junho –, cresceu 13,9% no mês passado, na comparação com junho de 2010, e 10,6% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010.

Publicações populares, com preço de capa de até R$ 0,99, tiveram avanço de 12,9% no semestre, na comparação com o mesmo período de 2011, segundo dados do IVC. O volume de vendas avulsas também registrou alta de 5,1%, ante 3,2% das assinaturas.

Com estes números, o primeiro semestre deste ano consolida o movimento de ascensão dos jornais brasileiros, após o meio ter se recuperado, em 2010, dos efeitos da crise econômica. Segundo o IVC, uma das explicações para a diferença é que os jornais com preços mais acessíveis têm a distribuição concentrada na comercialização avulsa. O levantamento engloba toda a circulação paga auditada pelo Instituto.

Segundo o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, os números refletem o bom momento econômico do país.

_ O aumento da renda da população alavancou o crescimento mais vigoroso nos títulos populares. Em 2010, o meio se recuperou dos efeitos da crise econômica mundial de 2009 e o primeiro semestre deste ano solidifica o movimento de ascensão dos jornais brasileiros _ enfatiza Silva.