O jornal Zero Hora será o anfitrião dos jurados do prêmio internacional World Young Reader entre os dias 21 e 28 de julho
Rejuvenescer o público leitor é um dos principais desafios dos jornais impressos. Para ajudar as empresas a superá-lo, a Associação Mundial de Jornais (da sigla em inglês WAN-Ifra, ou World Association of Newspapers and News Publishers) avalia todos os anos as melhores experiências voltadas a jovens leitores. Este ano, o julgamento dos trabalhos inscritos será feito tendo o jornal Zero Hora, do Grupo RBS, como anfitrião. Será a primeira vez que a avaliação será feita fora de Paris, sede da associação.
Os jurados do prêmio internacional World Young Reader Prize, promovido pela WAN-Ifra, estarão em Porto Alegre entre os dias 21 e 28 de julho para escolher os melhores projetos concorrentes vindos de diferentes jornais de todo o mundo. Zero Hora (em 2007 e 2009) e Kzuka (em 2008) já receberam esse reconhecimento em anos anteriores (para saber mais sobre os prêmios, veja as reportagens nos PDFs anexos).
Concedido anualmente, o prêmio reconhece iniciativas inovadoras de jornais que, na opinião dos jurados, desenvolveram nos últimos 24 meses os melhores projetos e atividades em uma ou mais áreas voltadas a leitores jovens – considerados aqueles com menos de 25 anos. Na escolha, serão avaliadas a contribuição que estas iniciativas tiveram para os jornais impressos em termos de sustentabilidade, geração de renda, circulação, crescimento da leitura e a consciência da marca. Os projetos vencedores – um por categoria – recebem um prêmio de mil euros e a inscrição para o 63º Congresso Internacional de Jornais, que acontece de 12 a 15 de outubro em Viena, Áustria. Os jurados também podem conceder reconhecimentos como a Comenda do Júri e a Menção Especial.
Entre as categorias de julgamento, estão:
- Editorial: estratégias de conteúdo de jornais voltadas ao jovem.
- Fazendo a notícia: ações em que o jovem passa pela experiência de fazer um jornal como se fosse um profissional.
- Jornal na educação: atividades em que o jornal é usado como ferramenta educacional.
- Serviço público: projetos em áreas de serviço público como ambiente, literatura, envolvimento cívico, etc.
- Marca: ações que reforçam a relação dos jovens com as marcas do jornal.