Tuesday, 5 de July de 2011

Veículos do Grupo RBS em Santa Maria criam campanha pelo respeito à faixa de segurança

“Viva a Faixa _ Com respeito, a vida é mais bonita” será lançada quinta-feira (7) na UFSM

Viva a Faixa _ Com respeito, a vida é mais bonita será lançada nesta quinta-feira (7) no Centro de Tecnologia da UFSM

Os veículos do Grupo RBS em Santa Maria – Diário de Santa Maria, RBS TV, Atlântida e Itapema FM – dão início nesta quinta-feira (7) à campanha Viva a Faixa _ Com respeito, a vida é mais bonita. O lançamento vai ocorrer no Centro de Tecnologia da UFSM (Avenida Roraima, 1.000, bairro Camobi), a partir das 11h. O evento terá entradas ao vivo no Jornal do Almoço local. Entre os convidados estão as direções de todas as escolas de Santa Maria, representantes de igrejas, representantes locais das áreas de saúde e educação, políticos, promotores e juízes. O vice-governador do Rio Grande do Sul e coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Beto Grill, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, confirmaram presença.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar não apenas motoristas, mas pedestres e também autoridades para o respeito à faixa de segurança. Especialistas em trânsito garantem que esta é a hora certa para a campanha. Em Santa Maria, muitos ignoram a faixa. Porém, percebe-se que cada vez mais motoristas param diante das listras brancas, a exemplo do que ocorre em muitos países da Europa e também em cidades gaúchas.

Santa Maria possui uma frota de mais de 110 mil veículos e uma população de cerca de 270 mil pessoas/pedestres. Se o respeito não imperar, mais tragédias serão contabilizadas. Na cidade, os seis primeiros meses de 2011 somaram quase o número de vítimas de atropelamento de todo o ano passado.

Divulgação da campanha

Viva a Faixa será apoiada em quatro pilares de atuação _ editorial, institucional, publicitário e mobilização do público interno. A partir do lançamento, o assunto vira pauta mais frequente no Diário de Santa Maria e na RBS TV Santa Maria, e tema recorrente nas rádios Atlântida e Itapema.

Todo o material da iniciativa está sendo produzido por profissionais de Santa Maria. A campanha publicitária foi criada e produzida pela agência Gesttione. Os modelos são artistas da Cia Sorriso com Arte, do Colégio Coração de Maria. A consultoria técnica foi dada pelo tenente-coronel Wladimir Comassetto, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) da Brigada Militar, e pelo professor Carlos José Antônio Kümmel Félix, do Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Sistema Integrado Municipal, da Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria, patrocinou 10 mil adesivos.

A campanha já está nas redes sociais: curta a página no Facebook (http://www.facebook.com/vivaafaixa) e siga o perfil no Twitter (@VivaaFaixa).

Ficha técnica

Agência: Gesttione Comunicação e Marketing

Cliente: Grupo RBS

Aprovação: Neimar Beschoren e Andreia Fontana

Campanha: Viva a Faixa

Elenco: Cia Sorriso com Arte

Atendimento: Márcio Medina

Direção de criação: Eduardo Viegas

Redação: Aline Saldanha

Direção de arte: Marcelo Sahea e Thiago Krening

Arte-final: Marcelo Sahea

Mídias sociais digitais: Luciana Carvalho e Nanthala Betancourt

Fotógrafo: Marcelo Brum

Cinegrafista: Claudio Vaz

Produção de spots para rádio: Cuca Vicedo, Ricardo Freire e Karine Pissuti

Produção do VT: Cuca Vicedo, Claudio Vaz, Clarissa Schwartz e Marcelo Sahea

Direção do VT: Cuca Vicedo

Edição do VT: Cuca Vicedo e Alex Cáceres

Trilha sonora: Ricardo Freire

Locuções: Elói Zorzetto e Ana Catarine Massier