Emissora transmite votação do novo Código Florestal e programas direto do Congresso Nacional
Uma equipe de quase 20 profissionais do Canal Rural, liderada pelos jornalistas João Batista Olivi, Alessandra Mello e Carolina Bahia, realiza esta semana uma cobertura completa e especial da votação na Câmara dos Deputados das mudanças propostas para o Código Florestal Brasileiro.
Nesta quarta-feira, a emissora transmite ao vivo a votação do novo Código Florestal, com análise de comentaristas. Na terça, os principais programas jornalísticos foram transferidos para Brasília. O jornalista João Batista Olivi ancora o programa "Mercado & Cia" (hoje, às 13h e às 18h), e Alessandra Mello apresenta o "Rural Notícias", às 19h, diretamente do Congresso Nacional. Os apresentadores entrevistam deputados e representantes ligados à discussão do Código, que tem mobilizado diversos setores da sociedade brasileira. A partir das 20h30min, um programa especial atualizará as informações sobre o tema.
Na noite desta terça-feira (3/5) foi aprovado na Câmara um pedido de urgência para a votação do projeto que reforma o Código Florestal (PL 1876/99), redigido pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP). O plenário da Câmara Federal, com 418 deputados presentes, teve 399 votos favoráveis a urgência e 18 contrários. Com isso, a proposta deve entrar em discussão na tarde desta quarta, dia 4. A sessão que terá início às 13h vai analisar, em primeiro lugar, uma Medida Provisória que trata da flexibilização nas licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014. Na sequência, por volta das 15h, deve começar a análise do projeto que propõe mudanças no Código Florestal.
COBERTURA EM TEMPO REAL
A plataforma de internet do Canal Rural acompanha as movimentações para a votação do texto escrito por Aldo Rebelo (PCdoB-SP), com notícias, entrevistas e muita análise. Para reunir todo o material de forma a facilitar o entendimento, a equipe online criou uma página especial no site da emissora, onde é possível encontrar as últimas notícias sobre o Código Florestal, além de extensões de conteúdo. Textos, vídeos e documentos referentes à proposta de Rebelo estão disponíveis na página, que vem acompanhando passo-a-passo as últimas definições sobre o projeto. Nesta quarta, a equipe online acompanha todos os momentos da votação do Código Florestal, na expectativa de adiantar os destaques sobre o assunto a internautas e telespectadores.
A cobertura do Canal Rural pode ser acompanhada pela NET (canal 35), SKY (canal 105),Via Embratel (canal 108), pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela internet, no site do Canal Rural (www.canalrural.com.br).
Sobre o Canal Rural
O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, 108 da Via Embratel, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela internet, no site www.canalrural.com.br.