Criadores, ginetes e os apaixonados pelo cavalo crioulo estão com as atenções voltadas esta semana para a 12ª edição do Bocal de Ouro. A prova vem consolidando sua tradição no país e marca o princípio da disputa brasileira pelo Freio de Ouro, a mais importante competição da raça crioula no continente, que em 2011 inicia a comemoração de seus 30 anos com o patrocínio de Massey Ferguson, Ipiranga, Vivo e Caixa Econômica Federal. A partir desta terça-feira, 48 machos e 48 fêmeas estarão reunidos em Esteio (RS) para disputar a prova, cuja final será transmitida ao vivo pelo Canal Rural no domingo, dia 24, das 9h às 12h.
Além de ser a primeira classificatória brasileira ao Freio de Ouro, o Bocal de Ouro tem como característica ser uma disputa entre inéditos - ou seja, animais que nunca participaram de outras competições. O Bocal reúne os cavalos e éguas da raça Crioula melhor classificados nas credenciadoras de inéditos do ciclo 2011, e pode revelar grandes campeões. A competição será realizada entre 19 e 24 de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os animais selecionados enfrentaram ao menos uma das 20 seletivas realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasília.
A competição desta semana indicará oito finalistas ao 30º Freio de Ouro - quatro machos e quatro fêmeas. O crescimento na criação da raça Crioula no Brasil tem se refletido também no Bocal de Ouro. Este ano, cerca de 500 animais foram inscritos nas 20 provas credenciadoras realizadas. Em 2010 haviam sido inscritos 463 equinos, em 17 provas.
O Freio de Ouro 2011, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em parceria com o Canal Rural, conta com 12 etapas classificatórias - duas internacionais, em Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), e o restante em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. Além da Classificatória, a programação do Bocal de Ouro inclui também a 9ª Expo Outonal, morfologia passaporte para a grande final na Expointer 2011, e ainda a final da Paleteada Internacional.
Mais de 30 profissionais do Canal Rural estão envolvidos na transmissão ao vivo da final do Bocal de Ouro em Esteio, somadas as equipes da TV, Internet e técnica.