RBS TV comemora 40 anos de Galpão Crioulo com programa especial | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

RBS TV comemora 40 anos de Galpão Crioulo com programa especial

Anúncio Galpão Crioulo. Crédito: Divulgação.

Anúncio Galpão Crioulo. Crédito: Divulgação.

Há 40 anos o Galpão Crioulo, da RBS TV, entra na casa dos gaúchos semanalmente reverberando a força da cultura tradicionalista no Estado. Em alusão à trajetória do programa, o Núcleo de Entretenimento da emissora produziu: o especial “Galpão 40 anos”. Com transmissão neste sábado (25), às 14h50, retratando a história e a identidade dos gaúchos e das gaúchas , contada por meio de dança, poesia, música, arquivos e entrevistas.

Marcado para entrar no ar logo após o último episódio do Posso Entrar?, o especial evidencia conversas com artistas, produtores culturais, diretores e gerentes envolvidos desde a construção do programa até os dias de hoje. A atração envolveu 31 artistas que participaram de espetáculos de dança e números musicais representando diferentes momentos do Galpão Crioulo, como a divulgação da cultura latino-americana e a representatividade da mulher gaúcha. Outro ponto alto será a apresentação inédita de uma canção composta por Neto Fagundes.

– Sempre fui admirador do Galpão e sonhava em participar cantando no programa. Lembro que, quando apareci na TV, voltei para Alegrete e fui aplaudido pelos meus colegas de aula. Sempre soube da importância para os artistas de termos uma vitrine como o Galpão para fortalecermos nossa cultura e os nossos músicos, cantores e compositores. O destino fez com que eu apresentasse o programa quando o Tio Nico adoeceu no ano 2000 e, quando ele retornou, fizemos uma dupla que sempre me orgulhou muito. Depois apresentei com a Shana e também com a Analise Severo. Desses 40 anos, já apresento mais da metade dessa história, mas sou fã do programa desde o início – destacou Neto.

Além do especial, o Galpão Crioulo com exibição na manhã do sábado também será em comemoração ao aniversário. Apresentado por Neto Fagundes e Shana Müller, a edição inicia com o Roda de Chimarrão, gravado em Alegrete com participação do músico Chico Paim. Desde abril, o programa tem percorrido o interior do Estado, incluindo passagens por Soledade e Santa Maria, como parte do projeto Encontros Bem Pra Ti, que oportuniza a conexão com o público e valoriza os 40 anos da atração.

Há dez anos à frente da apresentação do programa, Shana Müller também contou sobre a sua relação com a atração:

– O Galpão Crioulo faz parte da construção da música regional. Em quatro décadas, viu nascer e consagrou artistas do sul do Brasil. Além disso, foi capaz de lançar um novo olhar para a tradição, sem perder a essência mas sempre tentando dialogar com as novas gerações e os novos tempos. A minha chegada como apresentadora, num espaço entendido como majoritariamente masculino, é prova disso! – contou.