GZH passa a fazer parte do Trust Project, iniciativa internacional pela transparência e precisão no jornalismo | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

GZH passa a fazer parte do Trust Project, iniciativa internacional pela transparência e precisão no jornalismo

Ação criou indicadores de credibilidade que ajudam o público a avaliar a integridade e a confiabilidade das notícias publicadas no site

Reafirmando seu compromisso com um jornalismo profissional de qualidade e transparente, GZH se soma a mais de 240 sites jornalísticos no mundo e passa a integrar o Trust Project. A partir de pesquisas com os usuários e discussão com representantes de organizações, a iniciativa internacional desenvolveu indicadores de credibilidade para ajudar a imprensa na definição de padrões e a ganhar a confiança do público em fontes de notícias confiáveis.

Ingressam também agora no projeto o Jornal do Commercio, de Pernambuco, e a Ponte Jornalismo. Os três juntam-se a Agência Mural, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal, O Povo e Poder 360, que já faziam parte da iniciativa. Entre os parceiros internacionais, estão The Economist, Washington Post e El País.

– Com a desinformação ameaçando suas próprias vidas e meios de subsistência, é vital para o brasileiro ter acesso a notícias precisas, justas e honestas. Estamos orgulhosos de ter tantos veículos jornalísticos brasileiros unindo-se ao nosso trabalho e dando um passo à frente para assumir um forte compromisso com a transparência e servir ao público – afirma Sally Lehrman, fundadora e CEO do Trust Project.

O leitor de GZH já pode encontrar uma série de melhorias que o auxiliam a compreender os processos jornalísticos e a avaliar a integridade e a transparência das notícias. Os marcadores gerados também ajudam os algoritmos de sites de busca, por exemplo, a “enxergarem” o conteúdo como jornalismo profissional confiável.

– A participação de GZH no Trust Project é mais um pacto que fazemos com o nosso público. Reforçamos nossa crença em um jornalismo de qualidade, transparente, que transforma a sociedade pela informação – afirma a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, Marta Gleich.

O Trust Project é financiado por Craig Newmark Philanthropies, Democracy Fund e Google. As políticas da iniciativa e os indicadores de credibilidade são moldados e aplicados independentemente das fontes de financiamento.