Com recorde de inscritos, Primeira Pauta RBS divulga finalistas | Grupo RBS
Banner Interno

Relações com Imprensa

Com recorde de inscritos, Primeira Pauta RBS divulga finalistas

Entre mais de 200 participantes, quinze estudantes foram selecionados para a segunda etapa do projeto, que consiste no envio de um texto jornalístico

Logo Primeira Pauta RBS. Crédito: Divulgação

Logo Primeira Pauta RBS. Crédito: Divulgação

O projeto que abre portas para estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul conhecer o dia a dia de uma redação profissional já tem seus 15 finalistas definidos. O Primeira Pauta RBS encerrou as inscrições no domingo (19), finalizando a primeira etapa com mais de 200 alunos inscritos – um marco inédito desde sua criação, em 2009.

Foram, ao total, 212 inscrições. Estudantes entre o primeiro e o oitavo semestre de 25 faculdades gaúchas participaram, contemplando todas as regiões do Rio Grande do Sul. O número inédito demonstra a relevância do jornalismo profissional e o interesse dos futuros jornalistas a se desenvolverem nessa atuação.

– Foi uma alegria ouvir diferentes sotaques, de todas as regiões do Estado, participando do Primeira Pauta. E, pode ser clichê, mas uma dificuldade enorme para escolher apenas 15 finalistas. Isso só demonstra a qualidade do material que recebemos e dos jornalistas que estão chegando ao mercado nos próximos anos. Criativos, inovadores, cheios de sonhos e com muita vontade de apurar, informar, aprender e trazer diferentes vivências para a nossa Redação. – destaca Andressa Xavier, editora-chefe da Gaúcha e coordenadora do projeto em 2021.

Na primeira etapa da seleção, os candidatos produziram um vídeo respondendo à pergunta “por que eu quero participar do projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?”. Agora, na segunda fase, os 15 finalistas terão de enviar um texto, de no máximo 2700 caracteres, com espaços. O tema será livre e em formato de reportagem. O material deve conter ao menos três fontes ou cases que ilustrem a pauta.

As produções jornalísticas serão submetidas à avaliação de jornalistas da RBS, tendo como critérios objetividade, clareza, criatividade, qualidade jornalística, capacidade de escolha de tema conectado ao público, correção e ética. No dia 15 de outubro, serão divulgados os cinco vencedores que, durante uma semana, vão conhecer os bastidores do Jornalismo produzido na RBS, sendo que um deles, ao final da experiência, será contemplado com uma vaga de estágio na empresa.

Os textos para a segunda etapa deverão ser enviados até as 23h59min do dia 4 de outubro. O material deve ser enviado pelo e-mail do projeto primeirapauta@gruporbs.com.br.

O Primeira Pauta é o projeto do Grupo RBS destinado a estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul que querem vivenciar a experiência de acompanhar a produção de atividades jornalísticas e bater um papo com repórteres e comunicadores da RBS. Originalmente vinculado à Zero Hora, este ano o projeto se redimensionou e agora pertence a todas as marcas de Jornalismo do Grupo RBS, reforçando a crença da empresa no jornalismo para conectar pessoas, gerar debates e soluções, renovar perspectivas e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma vida melhor.

Confira quem são os finalistas do Primeira Pauta RBS

Aldoir Ricardo Ribeiro Da Silva (UPF)
Alice Vitória Dos Reis Mesquita (Feevale)
Ana Caroline Haubert (UPF)
Bruna Rodrigues De Oliveira (Unisc)
Jessica Cristina Alves (UFPEL)
Jovana Dullius (UFRGS)
Ketelin Da Silva Gomes (Uniritter)
Manuel Marques De Oliveira Neto (Unipampa)
Maria Eduarda Bastos De Brito (PUCRS)
Maria Eduarda De Souza Rabello (PUCRS)
Maria Paula Neiman (PUCRS)
Mariah Coelho Coi (UFPEL)
Micael De Oliveira Carvalho (UFPEL)
Michel Augusto Schünke (Uninter)
Pedro De Almeida Figueiredo (UFPEL)